Cidade Inteligente: Prefeitura conclui instalação de novos grupos semafóricos

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) concluiu a instalação das hastes e grupos semafóricos em doze cruzamentos da cidade, os equipamentos fazem parte de um projeto piloto na Região Norte e foram doados pelo Governo Federal e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A próxima etapa é a assinatura do decreto que institui o “Programa SandBox-Macapá”, que regulamenta a instalação de ambientes onde tecnologias de Cidades Inteligentes serão testadas e validadas. O projeto teve a articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM).

“Estamos em construção de uma nova Macapá, tecnológica e dinâmica no trânsito e na prestação de serviços digitais. Uma verdadeira cidade inteligente. Já demos o primeiro passo com a instalação deste novo grupo semafórico em doze cruzamentos da capital, logo a população vai sentir a diferença”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Cidade Inteligente
Assim que o decreto municipal for assinado, a ABDI iniciará as instalações para criação do laboratório de Cidades Inteligentes, com a implantação de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, em observância à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874, de 20 de setembro de 2019), sob o formato de Bancos de Testes Regulatórios e Tecnológicos – “Programa Sandbox – Macapá”.

O termo “sandbox” significa ambiente isolado específico para testes, o local terá a finalidade de desenvolver e testar novas tecnologias para atender as necessidades do município.

“O decreto da prefeitura vai possibilitar a criação de um laboratório no padrão de cidades inteligentes, criação do comitê gestor com representantes das secretarias e entidades da sociedade civil organizada, vai ser um marco muito importante para incentivar a ciência, inovação e empreendedorismo do município”, explicou Marcilio Dantas, diretor-presidente da CTMac.

Novo semáforos
Nessa primeira etapa está prevista a criação de um centro de comando e controle (CCO) voltado para o controle dos semáforos inteligentes, desenvolvimento de dispositivos de segurança comunitária, como câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial, dentre outras tecnologias.

Roberta Corrêa
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá