‘Chegar até essa idade é reflexo do autocuidado’, diz idoso atendido em ação de saúde no Horto Municipal

Servidores e moradores de bairros da zona norte participaram da ação voltada à saúde do homem.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Abel Neto

Nesta quinta-feira (18) foi a vez da comunidade da zona norte receber os serviços de saúde direcionado ao público masculino, em alusão ao Novembro Azul. Moradores do bairro Jardim Felicidade I e bairros adjacentes e os servidores do Horto Municipal puderam realizar o exame do PSA e outros checapes que fazem parte das consultas de rotina.

O Antígeno Prostático Específico (PSA) consiste na coleta de sangue usada para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. O exame também é utilizado naqueles que apresentam sintomas causados pelo câncer de próstata.

“Em todas as ações do Novembro Azul desenvolvidas pela Semsa buscamos oferecer esse atendimento, que deveria fazer parte da rotina de exames da população, sem precisar de uma data especifica para cuidar da saúde. O propósito é disponibilizar os serviços essenciais para este público da zona norte da capital e ainda para os nossos servidores”, destacou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Morador do bairro Jardim Felicidade I, aos 71 anos de idade, João Rodrigues do Nascimento, conta que sua saúde sempre foi prioridade e busca manter todos os exames de rotina em dia.

“Quem já tem uma idade avançada precisa se preocupar mais com a saúde. Desde cedo sempre mantive todos os cuidados. Todo ano faço os exames de checape. Verifico os locais que promovem ações de saúde e aproveito para cuidar da minha, afinal chegar até essa idade é reflexo do autocuidado”, enfatizou.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, proporcionar este momento de autocuidado para os servidores é uma forma de colaborar com o incentivo na busca pelos atendimentos e cuidados à saúde.

“Chamamos todos os nossos servidores para participarem desta ação. É gratificante oportunizar isso a essas pessoas que dedicam parte do seu dia contribuindo para uma cidade melhor. Junto com os nossos servidores recebemos também o público externo atendido pela ação do Novembro Azul”, explicou o gestor.

Sandoval Neves Rodrigues, 56 anos, trabalha no Horto Municipal há trinta anos e fala que a rotina acaba o afastando dos cuidados à saúde. “A gente trabalha tanto que não encontra tempo para cuidar da saúde, mas mesmo sem a rotina de cuidados diários sempre busco ao menos manter em dia o exame de próstata”, disse o servidor.

O PSA pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (USBs); Congos, Perpétuo Socorro, Rubim Aronovitch, Raimunda Hozanan, Marabaixo e São Pedro.