Cerca de 400 pessoas foram atendidas durante mutirão do ‘Saúde Itinerante’, em Macapá

Atividade mobilizou 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e equipe técnica.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Cerca de 400 pessoas foram atendidas em mutirão | Foto: Abel Neto/PMM

A Prefeitura de Macapá atendeu cerca de 400 pessoas durante as cinco horas de ações do mutirão “Saúde Itinerante”, que ocorreu neste sábado (14), no bairro Araxá, zona sul da cidade. A iniciativa contou com a participação de 80 profissionais e teve como objetivo ofertar serviços aos moradores das passarelas, conjuntos habitacionais e áreas de difícil acesso localizadas na região.

Mais de 70 consultas pediátricas foram realizadas, além de testes do olhinho, linguinha e orelhinha.  O serviço odontológico também fez parte dos atendimentos mais procurados pelos moradores. Além disso, o programa Estratégia Saúde da Família (Esf) também cadastrou 62 pessoas no Programa Previne Brasil, que realiza o acompanhamento de saúde, saneamento e moradia.

Já a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (Emad), realizou a busca ativa dos acamados, que receberam consulta médica em casa. O pacote de serviços ofertados também contou com vacinas de rotina e contra a Covid-19, atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, além da entrega de medicamentos e fraldas, pintura no rosto e atividades recreativas.

A secretária municipal de Saúde Erica Aymoré, fala sobre o resultado positivo do mutirão, que faz parte do programa “Saúde Para Todos”, maior plano de ação já anunciado pela gestão municipal. Ela acrescenta ainda a importância da continuação dos atendimentos dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Concluímos essa primeira ação de forma positiva, muitas mães estavam na expectativa pelo atendimento e algumas crianças receberam a consulta pediátrica pela primeira vez. É satisfatório levar os serviços da Atenção Primária para essas pessoas e contribuir, assim como, orientar os pais sobre os cuidados com a saúde da criança e a necessidade de manter as consultas em dia nas UBSs”, afirma a gestora.

Elisangela da Costa, 32 anos, levou o filho recém-nascido para primeira consulta médica  | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

Elisangela da Costa, 32 anos, moradora do “Beco da Saudade”, onde o mutirão aconteceu, levou o recém-nascido Elias para primeira consulta. Ela relata a satisfação em receber o atendimento perto de sua residência.

“Tenho sete filhos, mas precisava muito da consulta para o meu bebê. Ele não tinha feito os testes do olhinho, linguinha e orelhinha que são fundamentais para saúde dele. O atendimento foi rápido e perto de casa, facilitou muito para a gente”, diz.

FOTOS: ‘Saúde Itinerante’ leva mutirão de atendimentos para o bairro Araxá, em Macapá