Centro Papaléo Paes oferece mamografia; saiba como agendar

Exame é uma das principais formas de identificação precoce do câncer de mama.

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Arquivo/PMM

Em junho de 2021, a Prefeitura de Macapá entregou à população do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, um espaço que concentra vários serviços de saúde de média complexidade. Entre os atendimentos ofertados é possível fazer a mamografia, exame que identifica, por exemplo, a ocorrência de câncer de mama na população feminina.

A tecnóloga em radiologia, Tatiane Maia, explica que o procedimento é feito obedecendo todos os cuidados necessário para minimizar os impactos da exposição a radiação.

“Quando a paciente chega até o Centro, trabalhamos com todo cuidado necessário porque vamos expor ela a uma carga de radiação e depois que o exame é feito, o resultado é impresso e enviado para sistema. A partir disso, estará disponível para analise do médico e dependendo do resultado, a paciente já é encaminhada para o tratamento”, explica.

A profissional explica ainda que caso seja identificada alguma alteração, a paciente deverá fazer o acompanhamento anual a fim de verificar a evolução.

“Após o diagnóstico é fundamental que a paciente faça exames complementares, como a radiografia, para que seja observado como se dará o desenvolvimento da alteração”, completa.

O Centro de Especialidades funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Entre consultas e exames, o local tem capacidade para atender diariamente até 280 pacientes, que são encaminhados das UBSs.

Agendamentos
O primeiro passo para acessar o espaço é a realização de uma consulta com um profissional de saúde de uma UBS, que vai verificar a necessidade e, se for o caso, solicitar o encaminhamento a um especialista.

O pedido de agendamento será pela UBS por meio do Serviço de Arquivo Médico e Estatística Especializado (Same), que fará a solicitação a Central de Regulação de Consultas e Exames do Centro.

Após estes procedimentos, o paciente deve aguardar o contato da Central de Agendamento, que informará a data e hora da consulta com o especialista.

No dia agendado, o paciente precisa apresentar o encaminhamento médico da UBS, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência.