Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes inicia atendimentos presenciais e por telemedicina

O Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes iniciou o atendimento de pacientes que necessitam de acompanhamento médico especializado. O espaço recebe as demandas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as consultas são realizadas presencialmente, ou por meio de telemedicina, um recurso executado em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

“O novo centro é uma realidade e será referência em tratamento especializado do município. Temos um compromisso com a população, de oferecer o que há de melhor na medicina, esse é nosso maior objetivo. Trabalhamos para a população e, desde o início da nossa gestão, estamos empenhados em proporcionar atendimentos de excelência”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Procedimentos

O centro funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h, com capacidade diária para atender até 280 pessoas, distribuídas em diversas especialidades. O novo complexo não é um “serviço porta”, ou seja, não recebe pacientes sem encaminhamento médico oriundo das UBSs de Macapá.

Após a consulta na Unidade Básica de Saúde, o pedido de agendamento será enviado pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística Especializado (SAME), oferecido em todas as UBSs, diretamente para a Central de Regulação de Consultas e Exames do Centro de Especialidades, responsável em agendar e informar ao paciente o dia e hora da consulta.

No dia e horário marcados, o usuário deve apresentar o encaminhamento médico da UBS, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, localizado na zona norte.

Estão disponíveis os serviços de urologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, assistência social, nutrição, geriatria, reumatologia, pneumologia, neurologia, ginecologia, tomografia, raio-x, ultrassonografia, cardiologia, holter, ecocardiograma, teste ergométrico, mamografia, endoscopia, recuperação anestésica, além de consultórios odontológicos e oftalmológicos

Dalcilene Amanajas está grávida e é uma das beneficiadas com a abertura do novo espaço. Seu pré-natal será feito com conforto e realização de exames especializados.

“É gratificante poder usufruir de um atendimento espetacular como o que estou recebendo, em um ambiente com tudo novo. Macapá é uma cidade grande e precisávamos de gestores comprometidos com saúde de qualidade”, disse Dalcilene.

Telemedicina

Além das mais de vinte especialidades oferecidas, o centro realiza atendimentos médicos por videoconferência. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Semsa e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo. O objetivo é ofertar assistência por meio do telemonitoramento. Além da presença virtual do especialista, as consultas contam com apoio profissional presencial.

A pequena Eloá é um exemplo da eficácia desse novo atendimento. A família da criança é de Itaubal e aprovaram a consulta online com o neuropediatra. “Agradecemos a iniciativa pois só assim, temos oportunidade de consultar nossa filha com o especialista”, concluiu o pai da menor.

Secretaria Municipal de Saúde