Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes amplia serviço de telemedicina em Macapá

Os atendimentos médicos são realizados por videoconferência em diversas especialidades. O Centro atende mais de 200 pacientes por mês.

Por Naiara Milhomem - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes estruturou mais uma sala de atendimento para telemedicina | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá oferta o serviço de telemedicina no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes desde maio de 2021. Por mês, o município atende 228 pacientes em diversas áreas médicas. Com a alta procura pela população, o município estruturou mais uma sala de atendimento.

Por meio da telemedicina, as consultas médicas são realizadas por videoconferência com profissionais do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

“Um serviço de qualidade e muito procurados pelos munícipes, estávamos tendo fila de espera para uma consulta. Por isso, decidimos estruturar mais uma sala com computadores para atender a todos”, disse o diretor do Centro de Especialidades, Flávio Aires.

A Central Municipal de Regulação fica responsável por receber as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agendar as consultas e encaminhar os pacientes para o Centro de Especialidades de Macapá Dr. Papaléo Paes, onde farão o acompanhamento.

Juliellen da Silva tem um filho de seis anos com Síndrome de Down e foi por meio da telemedicina que o filho dela teve uma consulta com neuropediatra. “Ele não tinha acompanhamento nenhum, não tinha condições de pagar uma consulta particular. E foi através da telemedicina que consegui a primeira consulta do meu filho, um atendimento muito bom e detalhado”, conta ela.

O médico clínico geral do centro, Wilfredo Tamayo, explica que a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, é uma forma de atendimento seguro e estar de acordo com as normas médicas. A prática se popularizou durante a pandemia da Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas.

“No dia da consulta, realizamos o acolhimento e, em seguida, o paciente é consultado por videoconferência pelo médico especialista do Hospital Albert Einstein. No caso do Gabriel foi encaminhado para psicólogo e psicoterapia e com dois meses ele deve retornar”, detalhou o clínico geral.

Estão disponíveis o atendimento na área de endocrinologia, neurologia, neuropediatria, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

“A parceria com o Hospital Albert Einstein foi firmada por meio de uma iniciativa do Ministério da Saúde que atende estados e municípios. Macapá está sendo contemplado com mais uma sala de atendimento. Temos um compromisso com a população, de oferecer o que há de melhor na medicina”, finaliza o diretor.

Paciente também é acompanhado por profissional do Centro | Foto: Rogério Lameira/PMM