Unidade Santa Inês passa a atender pacientes com síndromes respiratórias a partir da segunda-feira (2)  

Local funcionará como Centro Covid até as 23h59 desta quarta-feira (27). Espaço passará por desinfecção e preparo.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A unidade possuirá dois fluxos diferenciados, atendendo o público adulto e infantil | Foto: Arquivo /PMM

A partir da próxima segunda-feira (2), a Unidade Covid Santa Inês, localizada na Orla de Macapá, passará a atender pacientes com síndromes respiratórias. O local deixa de ser porta de entrada para atendimento exclusivo da Covid-19 às 23h59 desta quarta-feira (27), quando ficará fechado para passar por desinfecção e ser preparado para o novo fluxo.

Com a mudança, a unidade passa a ser chamada de Centro de Síndromes Respiratórias Santa Inês, com a finalidade de atender pacientes com sintomas respiratórios causados por outros vírus. O centro possuirá dois fluxos diferenciados para atender o público adulto e infantil.

“Em Macapá, observamos um aumento de casos respiratórios não-Covid e a redução dos casos de infecção pelo coronavírus. Com essa medida, vamos poder atender adultos e crianças que apresentem alguma síndrome respiratória”, detalha a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Atualmente, a Unidade Covid Santa Inês era a única porta de entrada para pacientes sintomáticos respiratórios, com a alteração no esquema, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá poderão receber este público. As unidades irão dispor de uma sala reservada para casos positivos da Covid-19.

O novo esquema possibilita ainda disponibilizar mais um equipamento para população que vai em busca de consultas médicas. “A baixa nos casos, somada ao avanço da vacinação e a redução na busca pelo tratamento, nos permite devolver para população os atendimentos represados. Sabemos da necessidade dos moradores e com essa retomada será possível desafogar a demanda em outras unidades”, conclui a gestora.

Antes da retomada no dia 2, a unidade passará por desinfecção e organização das salas. O serviço de limpeza acontece nesta quinta-feira (28).