Central do Descarta Treco atende a população de Macapá por agendamento

Serviço funciona de segunda a sábado e pode ser solicitado pelo WhatsApp.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Descarta Treco ajuda a diminuir lixo irregular nas vias e canais | Foto: Mônica Silva/PMM

A Central do Descarta Treco, disponibilizada pela prefeitura de Macapá, continua com os atendimentos à população por meio de agendamento. O serviço diminui o descarte irregular de lixo nas vias e em canais da capital.

A coleta pode ser solicitada pela população em geral e agendada pelo WhatsApp (96) 98125-1151. O atendimento fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e aos sábados, das 08h às 12h.

Moradora do bairro Jardim Marco Zero, Maria Alaíde Santos, de 80 anos, utilizou o serviço e destacou a sua importância, sobretudo para evitar o acúmulo de entulhos em sua casa e também o descarte nas ruas.

“É muito importante porque as coisas que não prestam mais a gente tem onde despejar, sem sujar os espaços públicos e poluir o meio ambiente”, diz.

A estudante, Alyne Emily Storth, de 29 anos, também moradora do bairro Jardim Marco Zero, contou que fez o descarte de um sofá, que não tinha mais utilidade em sua casa e só ocupava espaço.

“Esse sofá que eu descartei é muito grande, não servia mais pra mim, então eu liguei para a Central do Descarta Treco, agendei minha coleta e hoje vieram buscar, fiquei satisfeita com o serviço”, conta.

O caminhão do Descarta Treco atua em dias da semana alternado. Toda segunda, quarta e sexta-feira, atende os bairros da zona sul e leste. Já nas terças e quintas-feiras, além dos sábados, é a vez das zona norte e oeste da capital.

Central do Descarta Treco
A iniciativa é gratuita, coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, com objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em locais inadequados.

A moradora do bairro Zerão, Jane Borges Vasconcelos, de 61 anos, destacou que o caminhão passou pela casa dela de acordo com a data prevista no agendamento e, por ser um serviço gratuito, sempre que tem algo em casa que não serve mais, liga e pede atendimento.

“É muito importante por conta da limpeza. Às vezes a gente tem os entulhos, não tem como descartar e eles ficam  no fundo da casa, acumulando sujeira. Antes, eu tinha que pagar para retirar”, comenta.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, reforça que as equipes do programa seguem uma programação diária de deslocamentos pela cidade.

“Os moradores interessados em utilizar o serviço devem deixar seus objetos na porta das suas residências, a partir das 8h, quando as equipes iniciam a coleta. É importante que o solicitante repasse o endereço direitinho para que trabalho possa ser realizado com eficiência e agilidade”, conclui.

Após o cadastro, a data da coleta será informada. O solicitante deve informar o item a ser recolhido. O prazo para a coleta é de acordo com a ordem de serviço gerada no ato do atendimento.

Sofás sendo levados pela equipe do Descarta Treco | Foto: Mônica Silva/PMM