Cemitérios permanecerão fechados para visitação no Dia das mães em Macapá

Devido à pandemia da Covid-19, não será possível visitar túmulos e prestar homenagens nos cemitérios administrados pela Prefeitura de Macapá, no próximo domingo (9), quando se comemora o Dia das Mães. A determinação segue o decreto municipal nº 2992/2021 – PMM, que regula a movimentação nos cemitérios da cidade, limitando a entrada de pessoas e respeitando a recomendação de distanciamento social. O funcionamento neste dia continuará sendo exclusivo para a realização de sepultamentos.

De acordo com o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, o Dia das Mães é a segunda data que mais leva pessoas aos cemitérios só perdendo para o movimento do Dia de Finados. “São esperadas cerca de 100 mil pessoas nos cemitérios municipais. Porém, este ano com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Macapá determinou que os cemitérios permaneçam fechados para visitação. É uma medida de prevenção, queremos evitar aglomerações, respeitando as recomendações de distanciamento social”, disse.

Decreto
O documento estabelece que os cemitérios municipais permaneçam fechados para visitas, apenas autorizada a entrada de familiares com objetivo de marcar sepultamentos, sendo o trabalho interno no horário das 8h às 12h e 14h às 18h diariamente. Os sepultamentos deverão ocorrer nos horários de funcionamento dos cemitérios, exceto em falecimento por coronavírus (SARS-COV-2) ou por suspeita deste, podendo neste caso, ocorrer em qualquer horário (dia e noite).

Só será permitida a presença de 25% do total da taxa de ocupação da capela mortuária, devendo todos utilizarem máscaras de proteção. No caso de sepultamento por mortes que não sejam de Covid-19, o enterro deverá ocorrer no horário de funcionamento dos cemitérios e com a presença de até 05 (cinco) pessoas.

Já em caso de morte por Covid-19, o sepultamento deverá ocorrer em até duas horas após a comunicação oficial à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, e com a presença de no máximo 02 (duas) pessoas.

Para o coordenador geral de cemitérios, Eurico de Oliveira Vilhena, é importante que as pessoas se conscientizem e entendam que esse tem sido um ano atípico, e que o distanciamento físico é uma medida de proteção fundamental diante da pandemia. “O isolamento é necessário, é um ato de solidariedade uns com os outros. Mas vale lembrar que é momentâneo, tudo isso vai passar”, disse o coordenador.

Limpeza
De acordo com a Zeladoria Urbana, mesmo sem visitação, os cemitérios São José, no bairro Buritizal, Nossa Senhora da Conceição, no centro, e São Francisco de Assis, na zona norte da capital, estão sendo limpos. São executados serviços de capina, limpeza, roçagem, coleta de lixo e pintura de meio-fio, tanto na parte interna quanto nos arredores dos cemitérios.

Comércio Ambulante
O comércio ambulante de flores e outros artigos também será expressamente proibido. Quem desrespeitar, estará sujeito às sanções previstas em leis e no Decreto Municipal. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana vai fiscalizar com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana