Cemitérios administrados pela Prefeitura de Macapá não serão abertos para visitação no Dia de Finados

Os cemitérios administrados pela Prefeitura de Macapá não serão abertos nesta segunda-feira, 2, Dia de Finados. A medida atende aos Decretos Municipais 3.432/2020 e 3.431/2020, que suspendem todo tipo de atividade que cause aglomeração na cidade. A restrição está valendo desde a meia-noite de quarta-feira, 28 de outubro, e tem como finalidade evitar a proliferação do novo Coronavírus no Amapá, considerando o aumento de casos de contaminação por Covid-19 nos últimos 10 dias em Macapá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que administra os três cemitérios da capital amapaense, São José, no bairro Buritizal, Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e São Francisco de Assis, na zona norte da cidade, as obras nos mausoléus também estão suspensas. Apenas aquelas que já foram iniciadas poderão ser concluídas até o próximo sábado, 31. Quanto ao sepultamento, caso ocorra algum, todos os protocolos sanitários e de segurança serão tomados.

“Tradicionalmente, na semana do feriado de Finados há uma movimentação mais intensa nos cemitérios da cidade, em virtude da preparação para as homenagens aos entes queridos já falecidos. Este ano, devido à pandemia, infelizmente, os cemitérios não serão abertos para as homenagens para evitar aglomerações. Mais de 30 mil pessoas passam pelos cemitérios nesta data e o distanciamento social seria impossível”, diz o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

A prefeitura recomenda que as homenagens com flores, velas, preces e reflexões sejam feitas de casa, e o momento que reflete a lembrança que ficou daqueles que por este mundo passaram e deixaram suas marcas, sobretudo na memória de seus familiares e amigos, seja mantido, embora em outro lugar.

“Homenagear as pessoas que se foram e sempre serão importantes para as famílias é uma maneira de manter viva cada uma delas, mesmo que apenas nas lembranças, as quais permitem reviver fatos, acontecimentos, momentos de alegria que permearam certamente a existência de muitos destes. Por isso, pedimos que as homenagens sejam feitas em casa. Alertamos também quanto aos cuidados com velas para evitar acidentes”, conclui o secretário.

As visitas nos cemitérios não serão permitidas pelos próximos sete dias, conforme os decretos municipais. A medida é preventiva à disseminação do Coronavírus na capital.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação