Castramóvel chega a um novo destino: cães fêmeas são público-alvo para essa semana

Atendimento irá funcionar no estacionamento do Centro Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Acésio Guedes, 528, bairro Perpétuo Socorro

Por Sarah Lopes* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cão fêmea recebe atendimento do pré-operatório | Foto: Merlin Pires/PMM

Iniciou nesta terça-feira (27) o atendimento para castração de cães fêmeas no bairro perpétuo socorro, duas unidades móveis estão disponíveis para os moradores. O serviço tem como objetivo diminuir a superpopulação de animais, cães e gatos, e evitar a proliferação de doenças e combater patologias.

Sônia Brito cuida de animais abandonados por conta própria e levou suas duas cães fêmeas, Helena e Minnie, para realizar o procedimento no novo endereço.

“É de suma importância a Prefeitura de Macapá oferecer esse serviço para a população canina, me sinto feliz por poder ter esse auxílio no cuidado aos animais”, disse.

Podem ser castrados cães com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos, com peso mínimo de dois quilos e meio. Caso estejam vacinados contra a raiva, são operados um mês depois da aplicação. Pets no cio ou com leite nas mamas não fazem o procedimento.

Raylah Monteiro é tutora da “menina”, cão fêmea de 1 ano e 1 mês, moradora no bairro do Perpétuo Socorro, contou sobre poder ter o serviço tão perto da sua residência.

“É muito bom poder trazer a “menina” para realizar o exame e castrar, eu peguei ela em situação de rua e agora estou cuidando da saúde dela. Ter esse serviço é importante também para pessoas de baixa renda, que não podem arcar com os valores do procedimento”.

Os tutores precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia. Como parte dos requisitos obrigatórios, o responsável deve levar focinheira, guia reforçada e roupas cirúrgicas.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o responsável deve estar atento para alguns cuidados, como:

1 – Repouso do animal de 10 a 14 dias;


2 – Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia;


3 – Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;


4 – Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos. Higienização também pode ser realizada no dia seguinte, por, no mínimo, duas vezes ao dia;


5 – Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório;


6 – Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;


7 – Cães fêmeas retiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.

Sarah Lopes – *Estagiaria sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social