Carreta da Saúde da Prefeitura de Macapá realiza mais de 2 mil procedimentos em combate ao Coronavírus no mês de junho

Fotos: Max Renê

A Carreta da Saúde da Prefeitura de Macapá de combate ao novo Coronavírus realizou em junho 2.019 procedimentos em visitas itinerantes em distritos e comunidades da capital. Foram atendidos 784 pacientes, 710 receitas e 525 testes rápidos realizados. No momento, o serviço é ofertado no distrito de Fazendinha, em frente à Escola Cacilda Ferreira Vasconcelos, e funciona das 8h às 17h.

“A proposta dessas ações itinerantes é levar a atenção básica para perto dos moradores dessas localidades mais distantes, além, é claro, de fazer essa testagem na população. Para os casos suspeitos e confirmados, realizar o tratamento e seguir o protocolo de atendimento”, frisou a coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli.

Nesse primeiro mês de atendimento, foram dispensadas 3.550 unidades de azitromicina e 2.840 de ivermectina. Além disso, foram feitos 525 testes rápidos, sendo 129 reagentes e 396 não reagentes. Nesse período, a carreta passou pelas comunidades do Curiaú, Ressaca da Pedreira, Abacate da Pedreira, Curralinho, Santo Antônio da Pedreira, Ilha Redonda e Coração.

A carreta está preparada com equipamentos e profissionais que realizam consulta médica para avaliação, teste rápido e dispensação de kits de medicamentos a pacientes com sintomas da síndrome respiratória e suspeita de Coronavírus. A unidade móvel segue com atendimentos até sexta-feira, 10, no distrito de Fazendinha.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação