Carnaval 2020: Prefeitura de Macapá reúne com Promotoria de Defesa do Meio Ambiente

Representantes de órgãos da Prefeitura de Macapá e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodemac) estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 29. O encontro serviu para explicações da atuação de cada um no carnaval 2020 e as medidas para que todos respeitem as leis ambientais para garantir o direito ao sossego de quem não participará dos eventos.

O planejamento está inserido na campanha “Carnaval na Medida Certa”, colocada em prática pela Prodemac junto a gestores e organizadores da quadra carnavalesca. O objetivo é reduzir o índice de poluição sonora e a destinação correta do lixo em vias públicas depois dos eventos.

 

O promotor Marcelo Moreira disse que a reunião permitiu a conscientização e educação ambiental envolvendo todos, para que os objetivos sejam alcançados e qualquer um possa participar do carnaval. 

 

Ações da PMM

 

Este ano, na terceira edição da campanha, a Prefeitura de Macapá participará diretamente das ações, representada pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Manutenção Urbanística (Semur), e Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac).

 

O carnaval é considerado uma das principais festas do ano, caracterizada por música em alto volume. Por esse motivo, a Semam irá intensificar os alertas sobre limites de emissão de decibéis nos eventos. Fiscais ambientais do Município também estarão nas fiscalizações e monitoramento volante.

 

Já no trânsito, a CTMac utilizará um esquema de segurança durante a passagem dos brincantes pelas ruas e avenidas da cidade, além de ações educativas para orientar o folião. Entre os alertas está o de procurar um transporte legalizado para ir e voltar dos eventos quando ingerir bebida alcoólica. A manutenção e limpeza dos locais públicos será responsabilidade da Semur, que intensificará as ações neste período.

 

A maior concentração de equipes será no trajeto da “Banda”, tido como o maior bloco popular da Região Norte. Ruas e avenidas estão recebendo serviços de capina, roçagem e podagem de árvores, além da pintura com cal nas calçadas e a remoção de entulho. O trabalho preventivo de manutenção é para deixar a cidade mais organizada e limpa para o carnaval.

 

Depois dos eventos, garis e varredores farão a remoção do que foi deixado pelos foliões. “Estamos empenhados para que os serviços oferecidos pela prefeitura sejam os melhores possíveis, para que tenhamos um carnaval organizado, de alegria e com muita atividade econômica, atendendo às agremiações, blocos, empreendedores e foliões”, disse o secretário de Gabinete da prefeitura e coordenador do Carnaval 2020, Sérgio Lemos.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/PMM