Carnaval 2020: prefeito Clécio e senador Davi visitam Cidade do Samba

A retomada da maior festa cultural do país tem movimentado a capital amapaense, principalmente a Cidade do Samba, que concentra a confecção de alegorias das agremiações e já emprega mais de 100 profissionais. Faltando pouco mais de 20 dias para o desfile oficial das escolas de samba, o prefeito de Macapá, Clécio Luís e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre visitaram os barracões na manhã desta quinta-feira, 30. Eles foram recepcionados por presidentes de escolas, carnavalescos e trabalhadores do segmento.

As estruturas dos carros alegóricos começam a ganhar forma e beleza. Tudo confeccionado pelas mãos dos profissionais da “cadeia criativa”, que este ano reaparecem com destaque no cenário carnavalesco, graças aos apoiadores e investidores da folia que acontece no meio do mundo. Somente na Cidade do Samba, mais de cem profissionais foram contratados no período de pré-carnaval. Aderecistas, soldadores, coladores, estilistas, ferreiro, carpinteiro, pintor, artistas plásticos e designers empregam suas habilidades e criatividade para dar vida aos projetos de carnaval.

 

“Nosso empenho em Brasília garantiu, juntamente com o prefeito Clécio e outros parceiros, a retomada do carnaval. Estamos hoje aqui visitando os barracões e vendo de perto o aquecimento de vários segmentos envolvidos nessa festa cultural, que há quatro anos não acontecia em Macapá”, disse o senador Davi.

 

O prefeito Clécio Luís ressaltou a movimentação de uma extensa cadeia produtiva que amargou prejuízos nos anos em que não aconteceram os desfiles na capital. “Unimos esforços para a retomada dos desfiles, que, além de valorizarem a cultura, impulsionam importantes atividades econômicas, gerando emprego e renda para os trabalhadores do setor da economia criativa, e também empreendedores como do comércio ambulante, hotéis, restaurantes, motoristas de táxi e de aplicativos, lojistas, salões, e uma série de trabalhadores formais e informais”.

 

O secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomem, também falou da cadeia produtiva do carnaval. “As pessoas sempre veem o carnaval como um investimento perdido, mas não é. Ele faz parte da economia criativa e gera emprego e renda, além de mobilizar a gastronomia, o setor hoteleiro e impostos”.

 

É minha principal fonte de renda. Trabalho meses antes do carnaval, na confecção de artigos e adereços para garantir meu sustento”. Esta foi a declaração da artesã Ivone Cardoso Costa, que há mais de 15 anos vê na cadeia criativa a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ainda que temporário.

 

Já a história de Gynomar Nery com a festa começou há 19 anos na Maracatu da Favela. Junto com outros profissionais, ele é responsável pela exuberância, brilho e criatividade que os carros alegóricos levam para a passarela do samba. Ele confessa que ama o trabalho que faz, mas também agarra a oportunidade de trabalho nessa época.

 

Lizete Jardim, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap/AP), disse que está muito feliz com retorno do desfile. “O retorno dessa festa é uma tremenda felicidade para todos nós. Agradeço ao prefeito Clécio, ao senador Davi e todos que foram fundamentais para que o nosso desfile pudesse retornar para a avenida”, comemorou.

 

A ampla e estreita relação entre o carnaval e a economia criativa, que tem como matérias-primas a inteligência e a criatividade humana, tendem a crescer cada vez mais, abrindo possibilidades no mercado de trabalho.

 

Investimento 

 

A realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Max Renê