Carnaval 2019: foliões são orientados quanto ao uso consciente de preservativos

Mais do que se preocupar com a fantasia ou com o abadá para este carnaval, os foliões precisam ter em mente os cuidados com a saúde neste período. O preservativo, além de evitar uma gravidez não planejada, combate às infecções sexualmente transmissíveis e a Aids. Para alertar os foliões, a Prefeitura de Macapá reforça as campanhas para o uso de preservativos na hora do sexo e distribuirá mais de 100 mil durante a passagem do bloco A Banda, na terça-feira gorda de carnaval.

Mais de cem servidores e parceiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão em pontos estratégicos fazendo a distribuição de 116 mil preservativos masculinos. Também serão entregues 82 mil sachês de gel lubrificante. “Pedimos o apoio dos brincantes para não haver desperdício, e que a população use de forma consciente os insumos de prevenção, não utilizando para fazer balão, brinco ou adereço”, pede o coordenador de IST’s/Aids, César Melo. 

 

Ele também explica que a prefeitura disponibiliza outros métodos contraceptivos gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Depende da escolha do usuário. Os preservativos são os mais comuns, mas as mulheres também podem optar pelo DIU [Dispositivo Intrauterino], contracepção hormonal injetável, pílula anticoncepcional, contracepção de emergência, dentre outros”.

 

A Semsa também distribuirá preservativos nas programações promovidas por blocos de carnaval que irão desfilar na Avenida FAB e no Festival de Samba Enredo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 73% das novas infecções acontecem em pessoas do sexo masculino de 15 a 34 anos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa