Skip to content

Canil Municipal passa a realizar vacinação antirrábica até as 18h

Por -

O Canil Municipal de Macapá tem por diretriz o controle da raiva animal por meio da vacinação antirrábica de cães e gatos, e, após passar por alguns reparos, a Secretaria Municipal de Saúde amplia o horário de vacinação para até as 18h, com o objetivo de aumentar a disponibilidade da vacina. Além da vacinação, o Canil recebe a demanda espontânea da população para a realização de avaliação de casos suspeitos de raiva, e o recolhimento apenas de animais atropelados, doentes, agressivos ou suspeitos de outros agravos como a leishmaniose.

“É importante que as pessoas saibam que o papel principal do canil é o controle e vigilância das zoonoses. Todas nossas atividades são voltadas para a prevenção dessas doenças e a saúde humana”, explicou o coordenador de Zoonoses, Fábio Mourão. Outro recurso disponível no canil é o agendamento da vacinação antirrábica para animais agressivos e de grande porte. “Donos de raças maiores acabam tendo mais dificuldade para o transporte, até para conter o animal. Para esses casos, realizaremos o agendamento para que uma equipe do canil vá até o local fazer a administração da vacina”, completou Mourão.

 

Atualmente, o Canil tem a capacidade para alojar 30 animais, que, depois de avaliados e tratados, são encaminhados para doação. Além da vacinação e controle da raiva, o local também recebe denúncias de maus tratos por meio do número 99121-1641, e realiza fiscalização. Para acessar os serviços de vacinação, o proprietário deve levar documento de identificação de posse do animal. Já para o agendamento é necessário documento de identificação do proprietário e comprovante de residência.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Max Renê