Canal do Jandiá recebe reparos nos pontos de erosão provocados pelas chuvas em Macapá

Monitoramento da Defesa Civil identificou áreas de riscos.

Por Narah Pollyne e Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Local receberá concretagem para estabilização das margens | Foto: Junior Dantas/PMM

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) já iniciaram o trabalho de reparo em um ponto de erosão no Canal do Jandiá. O local foi identificado pela Defesa Civil do município durante as ações de monitoramento de risco, que ocorre com frequência no inverno amazônico, quando aumentam os riscos próximos aos canais.

O serviço de contenção comecou a ser feito na sexta-feira (8) e a medida vem para impedir a erosão do solo, garantindo assim a segurança das pessoas e veículos que transitam pelo local.

A obra prevê a recomposição do talude, que é a parte inclinada da margem do canal, que será feita com aterro composto por pedra bruta e brita graduada simples. Além disso, a Semob também fará a concretagem para estabilização da área. Esse trabalho é semelhante ao que foi feito no canal do Beirol.

Obra garantirá segurança de motoristas e pedestres | foto: Junior Dantas/PMM

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá, Aldair Santos, a população tem trabalhado em parceria com o orgão informando com antecedência a ocorrência de situações como essa.

“Nossos agentes estão de plantão 24 horas para qualquer solicitação e no período chuvoso estamos trabalhando em campo. Mesmo sem o chamado de pessoas, nossas equipes estão averiguando as necessidades dos bairros de Macapá”, explica.


Prevenção
Desde o inicio de 2021, a Prefeitura de Macapá trabalha na contenção, recuperação e limpeza de todos os canais da capital.

A Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), realiza diariamente os trabalhos de monitoramento das áreas de risco e alagamentos para ajudar os moradores em casos atípicos. 

A equipe da Defesa Civil trabalha em regime de plantão e está de prontidão para atender qualquer tipo de emergência que seja solicitada. Em caso de situação de perigo iminente, o munícipe pode entrar em contato com o órgão pelo telefone (96) 98801-1153.