Campanha ‘Peso Certo’ disponibiliza balança digital aferida nas feiras de Macapá

Equipamento permite que o consumidor cheque se o peso dos produtos adquiridos está de acordo com o que ele comprou.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Campanha ‘Peso Certo’ começou pela Feira da 13, na zona sul de Macapá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O peso dos produtos comercializados nas feiras de Macapá agora pode ser checado pelo consumidor em uma balança digital aferida e disponibilizada pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa faz parte da campanha “Peso Certo”, lançada nesta terça-feira (22), na Feira da 13, no bairro Buritizal, zona sul da cidade.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) montou uma barraca na entrada da feira para informar a população sobre a ação. O objetivo é inspecionar se os produtos comercializados estão sendo pesados e vendidos de forma correta. Na ocasião, houve orientação aos feirantes para que façam a aferição de balanças regularmente.

“Comprar com a certeza de que estou pagando exatamente pelo que estou levando, me dá segurança pra voltar outras vezes”, disse a dona de casa Noémia Cardoso, de 47 anos.

O advogado, Bruno Teles, aprovou a iniciativa. “Conferi a pesagem nas balanças dos boxes que fiz minhas compras e depois passei aqui na barraca da prefeitura para checar a pesagem, não houve alteração nenhuma, isso é muito bom porque assim posso voltar sem receios”, concluiu.

Presidente da Associação da Feira da 13, Paulo Sérgio Amaral, provou a campanha | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Os feirantes receberam a campanha, de forma positiva. “Isso faz com que nós tenhamos cuidados com aferição da nossa balança e que o cliente possa conferir o peso da mercadoria, não só no boxe onde está comprando, mas pode utilizar a balança da prefeitura”, mencionou Paulo Sérgio Amaral, presidente da Associação da Feira da 13.

“Ao comprar produtos que precisam ser pesados na hora, é recomendável que o consumidor acompanhe o processo de pesagem. Dessa forma, incentivamos ainda o feirante a fazer a aferição de sua balança regularmente. É uma campanha que beneficia feirante e consumidor”, disse o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Augusto Félix.

A campanha “Peso Certo” será realizada em todas as feiras da capital e tem como parceira a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), Guarda Municipal, Procon e Instituto de Pesos e medidas do Amapá (Ipem).

Secretário Augusto Félix acompanhou o lançamento da campanha na Feira da 13 | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Confira a programação da campanha Peso Certo:

  • Feira Maluca
    Data: 24 de março de 2022
    Hora: 19h
  • Feira do Novo Horizonte
    Data: 27 de março de 2022
    Hora: 10h
  • Feira do Zerão 
    Data: 29 de março de 2022
    Hora: 18h
  • Feira Shopping Popular
    Data: 31\03\2022 -10h
  • Mercado do Peixe
    Data: 3 de abril de 2022
    Hora: 10h