Campanha em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica traz roda de conversa sobre saúde e torneio de futebol em Macapá

A programação acontece no fim de semana e é realizada pela Coordenadoria Municipal de Diversidade

Por Bruno Nascimento - Coordenadoria Municipal de Diversidade

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), por meio da Coordenadoria de Diversidade, inicia campanha voltada ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no domingo (29). A ação traz o tema ‘Macapá que acolhe’ e a iniciativa vem para promover o incentivo ao cuidado com a saúde física e mental da mulher, além de bate-papo sobre a vivência lésbica e atividade esportiva.

A campanha ganha espaço nas redes sociais e programação nos dias 28 e 29 de agosto. No primeiro dia, a SEMDH realiza uma roda de conversa com a ativista Joane Gomes e a psicóloga Laurana Bandeira, que falarão sobre a saúde física e mental da mulher lésbica. Na ocasião haverá um show musical com Michelle Maycoth e a programação deste dia será transmitida pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Macapá, através de uma Live que inicia às 17h.

O objetivo é motivar as mulheres a procurarem serviços de saúde que estejam acessíveis no município.

“Nós vemos a dificuldade da procura destes serviços por parte da população lésbica, por diversos motivos. Às vezes por falta de um acolhimento humanizado, desconforto, preconceitos e etc. Então queremos que estas mulheres se sintam bem na procura por estes serviços, nosso foco é garantir o direito de todos”, ressaltou o Coordenador Municipal de Políticas de Diversidade, Edém Jardim.

No domingo acontece o Torneio de Futebol ‘É sobre elas’, que será disputado com times femininos. A atividade acontece na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), na zona sul de Macapá. A ação inicia às 14h e será feita em parceria com a Coordenadoria Municipal de Desporto e Lazer (Comel) e vem para garantir a inclusão dos grupos esportivos LGBTQIA+ nas atividades do município.

Acolhimento
A campanha promovida pela SEMDH também destaca os serviços oferecidos às mulheres lésbicas através do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), nas zonas norte e sul. Os espaços contam com os serviços de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres lésbica, bissexuais, transexuais e travestis, além da oferta de serviços de atendimento psicossocial, pedagógico, de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência. O atendimento pode ser agendado, de segunda-feira à sexta, das 8h às 18h, no número (96) 9117- 8137.