Campanha de vacinação contra influenza inicia na segunda-feira (12) nas unidades básicas de Macapá

Na próxima segunda-feira (12) inicia a primeira etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e nessa fase, que segue até o dia 08 de maio, as crianças, grávidas, puérperas (mulheres pós-parto) e trabalhadores da saúde, poderão receber a dose do imunizante. A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destaca que a meta é atingir 90% do público-alvo e para isso serão disponibilizadas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

A campanha de vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde e neste primeiro momento a ação é destinada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (pós-parto de até 45 dias) e trabalhadores de saúde.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da Semsa, Nayma Picanço, ressalta que a campanha é uma importante medida no combate às doenças respiratórias agudas, assim como o coronavírus. ‘’A campanha contra influenza é muito importante porque prevenirá o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias’’, explica.

‘’Desta forma, poderemos reduzir internações, complicações e óbitos no público-alvo. Além disso, a vacinação minimizará a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19’’, complementou.

Estratégia
A Semsa montou uma estratégia especial para o atendimento das crianças, que são o maior público da campanha. Na oportunidade, também será realizada a atualização da caderneta vacinal com os imunizantes em atraso.

A vacina será ofertada das 8h às 12h e 13h às 17h, nas UBSs Novo Horizonte, BR- 210, Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Rosa Moita, Marabaixo, Coração, Fazendinha, São Pedro, Congós, Pedrinhas, Leozildo Fontoura e Raimundo Hozanann.

Para receber a vacina contra gripe, o usuário deve se dirigir a um posto de vacinação mais próximo de sua residência e apresentar a caderneta de vacina, cartão do SUS, certidão de nascimento ou RG.

Confira o cronograma:

Horário: 8h às 12h das 13h às 17h

12/04 a 08/05 – Atualização da caderneta vacinal de crianças de 6 meses e menores de 6 anos
Local: UBSs

12/04 a 08/05 – Gestantes e puérperas
Local: UBSs + Maternidade Mãe Luzia

19/04 a 08/05 – Trabalhadores da saúde
Local: Nas próprias instituições que prestam serviço

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Saúde