Caminhão da Central do Descarta Treco já percorre as ruas de Macapá

Atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Caminhão baú tem capacidade de armazenar de 6 a 8 toneladas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Nesta segunda-feira (4), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, lançou um novo serviço que ajudará no combate ao descarte irregular de lixos, a Central do Descarta Treco. A iniciativa consiste em um caminhão que recolherá móveis, eletroeletrônicos e outros objetos que sujam a cidade. O serviço será feito por agendamento e no lançamento do projeto, foi apresentado o caminhão baú que será usado para o transporte do material.

A Central do Descarta Treco será mais uma ferramenta de limpeza pública utilizada para evitar o despejo irregular de materiais inservíveis nas vias e espaços públicos de Macapá.

“É comum encontrar móveis e eletroeletrônicos velhos jogados às margens de ruas e avenidas e em terrenos baldios, sujando a cidade, o que nos incomoda muito. Para resolver esse problema, a Prefeitura criou a Central do Descarta Treco”, diz o prefeito.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e equipe de trabalho | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Os agendamentos pelo telefone (96) 98125-1151, para que a população possa solicitar o serviço via WhatsApp. O atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

“Todo o material recolhido será levado para o Aterro Sanitário, onde será feita uma triagem. O que puder ser reutilizado encaminharemos para os trabalhadores da reciclagem”, explica o gestor da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

O recolhimento vai ocorrer nas segundas, quartas e sextas-feiras nas zonas sul e leste e nas terças, quintas-feiras e sábados nas zonas norte e oeste. O solicitante deve informar o item a ser recolhido, além do endereço, com ponto de referência. O prazo para o recolhimento será de acordo com a ordem de serviço gerada no ato do atendimento. O transporte do material será feito em um caminhão baú, com capacidade de armazenar de 6 a 8 toneladas.