Cães fêmeas são novo público-alvo para atendimentos do Castramóvel Itinerante

Unidades Veterinárias de Atendimento estão localizadas no Céu das Artes, Zona Sul, na Avenida Ivaldo Veras, 1118, em frente à Praça Pet, bairro Jardim Marco Zero

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Acolhimentos iniciam nesta segunda-feira (25) e seguem até a próxima sexta-feira (29) | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Cães fêmeas são novo público-alvo do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Os acolhimentos iniciam nesta segunda-feira (25) e seguem até a próxima sexta-feira (29). Serviços começam a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas.

Cirurgias de castração gratuitas são realizadas nas Unidades Veterinárias de Atendimento, localizadas no Céu das Artes, Zona Sul, na Avenida Ivaldo Veras, 1118, em frente à Praça Pet. Os atendimentos são para animais do Jardim Marco Zero, arredores e todos os bairros da capital.

Iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda).

Para realização do procedimento, tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal, disponível no site censonanimal.macapa.ap.gov.br

Podem ser castrados cães com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos, com peso mínimo de dois quilos e meio. Caso estejam vacinados contra a raiva, são operados um mês depois da aplicação. Pets no cio ou com leite nas mamas não fazem o procedimento.

Os tutores devem levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios.

Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia. Como parte dos requisitos obrigatórios, o responsável deve levar focinheira, guia reforçada e roupas cirúrgicas.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o responsável deve estar atento para alguns cuidados, como:

  • Repouso do animal de 10 a 14 dias;
  • Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia;
  • Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;
  • Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos. Higienização também pode ser realizada no dia seguinte, por, no mínimo, duas vezes ao dia;
  • Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório;
  • Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;
  • Cães fêmeas retiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.

Os benefícios da castração são: evita o câncer de mama e de útero nas fêmeas; evita o câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade do animal.

Censo Animal

O objetivo do Censo é mapear a população de animais de estimação na capital e embasar as ações de saúde pública. Quem deseja cadastrar cão ou gato, deve acessar: censoanimal.macapa.ap.gov.br e seguir as etapas.

No primeiro acesso, o tutor deve se registrar. As informações solicitadas são nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cartão Nacional de Saúde (CNS), e-mail e senha. A partir desses dados, será gerado o login de acesso ao sistema que corresponde ao CPF e senha informados. O cadastro permanecerá aberto ininterruptamente.