Cães e gatos dos Loteamentos Floresta Tropical e Terra Nova Amapá são imunizados contra a raiva

Tutores também podem levar os pets no Departamento de Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses dois pontos fixos, das 8h às 17h

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Vacinação antirrábica previne que cães e gatos adquiram a raiva, uma zoonose 99% letal | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Nesta quarta-feira (24), os agentes da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) realizaram Vacinação Antirrábica para cães e gatos dos Loteamentos Floresta Tropical e Terra Nova Amapá, localizados na Zona Norte de Macapá.

O diretor do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da SMVS avaliou a iniciativa.

“A população da Zona Norte foi atendida. Conseguimos atender moradores dos bairros Ilha Redonda, Curralinho, Km-9, Açaí, Infraero I e II e, agora, no Terra Nova Amapá, Terra Nova Bosque e Floresta Tropical”, disse Carlos Nelson Almeida.

A Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda) esteve presente. “Conscientizamos a população do Loteamento Floresta Tropical sobre a questão dos maus tratos e a maneira correta de cuidar dos animais, de acordo com a Lei N° 9.605”, frisou a coordenadora Flávia Lima.

A pedagoga Marta Miranda aproveitou a ação. “Meus gatos são castrados e as vacinas estão todas em dia. Eu amo meus bichinhos. A vacinação é muito importante, porque a gente mora em um bairro afastado e é muito difícil levar no Centro de Zoonose. Como o serviço chegou até a gente, temos que aproveitar”.

“A vacinação antirrábica é importante para que tenhamos os nossos animais imunizados, uma vez que a raiva é uma zoonose 99% letal. Manter os animais imunizados é uma forma de prevenção e evita transmissão para o humano”, finaliza o diretor do DVA, Carlos Almeida.

Ponto de imunização

Os tutores também podem levar os pets nos dois pontos fixos. Nesses, o atendimento é das 8h às 17h:

  • Sede do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), na Alameda Campo Belo, 207, bairro Cabralzinho;
  • Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, s/n, bairro Vale Verde, bairro Fazendinha.

Fotos: Luiz Felype Santos/PMM