Prefeitura de Macapá oferta atendimento do CadÚnico em ação itinerante da Justiça no Bailique

O Cadastro Único é um dos serviços mais procurados pelos cidadãos durante a ação.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Nesta semana, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acompanha a ação itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) no distrito do Bailique. O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal é o serviço oferecido pela pelo Município durante a ação e um dos mais procurados pelos cidadãos. Nos três primeiros dias, mais de 130 atendimentos foram realizados.

A jornada iniciou na última segunda-feira (18) e finalizará no dia 22. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro os trabalhos se concentram no posto fixo do TJAP, localizado na Vila Progresso. A partir desta quinta-feira (21), a ação itinerante segue para a comunidade Porto Fábrica. Na sexta-feira (22), os serviços serão oferecidos na comunidade de Itamatatuba. Em ambos os dias, os atendimentos serão prestados no interior do barco João Bruno II.

A 140ª edição da Jornada Fluvial ao Arquipélago do Bailique tem o objetivo de levar a jurisdição e outros serviços essenciais às comunidades mais distantes da capital. Conciliações, audiências, estudos sociais, fiscalização do Comissariado da Infância e Juventude; habilitação de seguro desemprego, aposentadorias, emissão da Carteira de Trabalho e CPF; atendimento de CadÚnico; atendimento ao empreendedor; oitivas da Polícia Civil e orientação e notificação expedida pelo Conselho Tutelar são alguns dos atendimentos oferecidos pelo TJAP no Bailique.

Sidiane dos Santos da Silva, de 23 anos, reside na comunidade Macedônia. Beneficiária do programa Bolsa Família, ela fez a atualização cadastral durante a ação.

“Eu acho que o atendimento do Bolsa melhorou muito aqui no Bailique porque a equipe vem na Itinerante da Justiça, mas também a gente pode ser atendido aqui durante todo o tempo. Isso foi um avanço gigantesco que a Prefeitura trouxe para a população daqui”, opinou a dona de casa.

O cidadão que precisar de atendimento de CadÚnico no Bailique basta agendar pelo telefone 99160-5469. O serviço funciona de segunda a sexta, das 08h às 14h, no prédio do projeto Doce Lar, na Vila Progresso.