Bolsa Família: beneficiários devem procurar UBSs para atualização e acompanhamento de dados de saúde

O procedimento é fundamental para que as famílias continuem recebendo o benefício.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer à unidade básica de saúde (UBSs) mais próxima de sua residência para cumprir a condicionalidade da saúde até 9 de dezembro. Crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos são o público-alvo. Atualmente, o Auxílio Brasil, novo programa do Governo Federal, substituiu o Bolsa Família. O procedimento é fundamental para que as famílias continuem recebendo o benefício.

O atendimento às famílias ocorre em todas as UBSs do município, da zona urbana e rural, em período integral.

O cumprimento das condicionalidades dos beneficiários permite que as famílias tenham a oportunidade de informar sua atual situação, sendo atualizados dados da composição familiar, como a existência de gestantes e nutrizes, que podem ocasionar um perfil diferenciado. Além disso, é necessário o cumprimento das condicionalidades para que não haja o bloqueio do benefício.

Em caso de não comparecimento para acompanhamento das condicionalidades, são aplicados efeitos que podem causar repercussão nos benefícios quando uma família descumpre os compromissos do Bolsa Família. Esses efeitos são gradativos e variam conforme o histórico de descumprimento, ocasionado advertência, bloqueio ou suspensão do benefício e cancelamento.

“A importância do comparecimento é para cumprir as condicionalidades de saúde, assim como fazer a avaliação nutricional das crianças, para verificar se o crescimento e o peso estão adequados para idade. Além de verificar a situação vacinal das crianças, se estão tomando as vacinas de acordo com a faixa etária e se o calendário está atualizado. Da mesma forma, fazer o acompanhamento das gestantes para consultas e verificar a situação do pré-natal”, ressaltou a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

O acompanhamento de saúde é oferecido a todas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, especialmente àquelas com crianças menores de 7 anos e gestantes. O serviço de saúde busca proporcionar a gestação saudável das mulheres, com a imunização das crianças e o desenvolvimento infantil.

Dentre os atendimentos ofertados aos beneficiários estão: pré-natal para gestantes, verificação do estado nutricional da gestante, consultas médicas, testes rápidos, PCCU. Além de orientação alimentar, o monitoramento da vacinação infantil, avaliação nutricional, orientação alimentar, suplementação de micronutrientes: vitamina A e Ferro; bem como vacinação infantil e adulta.

A atualização das informações de saúde é obrigatória para os beneficiários. Ao comparecer à UBS, pais ou responsáveis devem levar a caderneta de saúde (SUS), a caderneta de vacinação das crianças; e o responsável legal ou mãe deve levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.