Bolsa Família: beneficiários aproveitam dia de mobilização para atualizar acompanhamento de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta sexta-feira, 9, no CEU das Artes, o dia de mobilização para a atualização do acompanhamento de saúde dos beneficiários do programa Bolsa Família. Hoje foi o prazo final para realização do procedimento, que é fundamental para que as famílias continuem recebendo o benefício.

 

Neste dia de mobilização, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fizeram avaliação nutricional, orientação alimentar, vacinação e consultas de pré-natal e médica. A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) integrou a programação com o cadastramento de novos usuários nos programas sociais.

 

“Tivemos uma grande adesão dos beneficiários que entenderam a importância do acompanhamento de saúde e compareceram nas nossas unidades. O acompanhamento aconteceu durante todo o ano, mas, desde o dia 21 de novembro, intensificamos esse atendimento por conta do prazo para enviar as informações à coordenação do programa. Quem não compareceu terá as sanções como, por exemplo, a suspensão do benefício”, ressaltou a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

 

O acompanhamento de saúde é oferecido a todas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, especialmente aquelas com crianças menores de 7 anos e gestantes. Os serviços de saúde, oferecidos aos beneficiários, se preocupam principalmente com a gestação saudável das mulheres, com a imunização das crianças e o desenvolvimento infantil.

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o acompanhamento do Bolsa Família vai além de pré-natal e vacinas. Ele consegue apontar outras vulnerabilidades que acabam merecendo atenção do poder público. Os dados, coletados pelo DATASUS, servem ainda para traçar o perfil de cada região do país e identificar os grupos populacionais de maior risco.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa