Bloco da Camisinha reúne brincantes para levar saúde e prevenção

Para alertar foliões sobre os perigos das Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Bloco da Camisinha entrou na Passarela no Meio do Mundo, abrindo o primeiro dia de Desfile das Escolas de Samba. O bloco, que já é presença tradicional na quadra carnavalesca, levou cerca de 500 brincantes, transmitindo mensagens de prevenção e a importância do uso da camisinha.

Paralelo à folia do bloco, a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá mais de 100 mil preservativos masculinos e gel lubrificante durante os dois dias de desfile. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Martins, o uso do preservativo é a forma mais eficaz para prevenção de IST’s, e o carnaval é o período em que esses casos costumam aumentar. “A camisinha ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção dessas doenças, e fazermos o alerta nesse período, em que as pessoas estão mais propensas a relações sexuais desprotegidas, é fundamental”, comentou.

 

Também serão distribuídos preservativos nas programações do Circuito Beira Rio, Malagueta Folia, Fazendinha Folia e na “Banda”, onde serão montados três pontos fixos de distribuição de camisinhas.

 

Investimento

 

A realização do desfile das escolas de samba é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado, patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Gabriel Flores e Max Renê