Bioparque terá espaço para exposição de espécies aquáticas

O projeto foi aprovado junto ao Ministério da Defesa e segue para processo licitatório. A previsão é que a ordem de serviço para início da obra seja dada ainda em novembro.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

O Bioparque da Amazônia, que conta com atividades de ciclismo, orquidário e circuito de aventura, ganhará um aquário para exposição e contemplação de espécies aquáticas nativas da região norte. O novo espaço será construído na trilha do Pau Brasil, que dá acesso ao prédio do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e possui elementos arquitetônicos que irão proporcionar maior ambientação dos animais em exposição. O designer foi escolhido para favorecer uma boa observação de todas as espécies pelo maior número de visitantes.

O aquário terá 139m² de área construída e 1,80 metros de altura. Contará com estruturas de concreto armado impermeabilizadas para maior durabilidade dos equipamentos. As janelas de visualização serão em vidro laminado-temperado e inicialmente não terá cobertura. Além disso, será construído para apoio uma casa de bombas que irá coordenar todos os sistemas individuais de tratamento e bombeamento de água.

A obra será custeada com emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil enviados pelo senador Lucas Barreto (PSD). O projeto já foi aprovado junto ao Ministério da Defesa e agora segue os trâmites do processo licitatório para contratação da empresa que irá executar a obra.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos, a previsão é que a ordem de serviço seja dada ainda em novembro. “Esse será o primeiro aquário de contemplação dentro da nossa cidade e vai aumentar o leque de atividades ambientais dentro do Bioparque. Além de atrair visitantes, o novo ambiente também vai contribuir com a educação ambiental das crianças com a observação das espécies, e gerar consciência de preservação”, disse o gestor.

Bioparque
O parque, que tem como foco a contemplação da natureza, o encontro de ecossistemas, a fauna e a flora amazônica, está localizado no bairro Fazendinha, distante a 15 minutos do centro de Macapá. O local possui uma área de 107 hectares de florestas e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. O visitante pode observar um orquidário com mais de 190 espécies de variadas formas, cores e tamanhos; praticar um circuito de aventura composto por trilha suspensa, arvorismo, parede de escalada e tirolesa; além de ciclismo e visitação no Bosque do Quati.