Barca da Leitura levará cultura e literatura para comunidades ribeirinhas

Como forma de fomentar a leitura nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e rurais, a Prefeitura de Macapá lança o projeto Barca de Leitura, que irá levar literatura, oficinas e muita cultura para as comunidades mais distantes da zona urbana da capital. A iniciativa visa a criação de novos leitores, oportunizando o contato com a literatura e semeando o hábito na população local.

 

“Este é um modo de transcendermos os muros das escolas e alcançarmos a população, possibilitando que a educação alcance não apenas o aluno, mas os pais, responsáveis e toda a comunidade que o cerca. Com a educação ao alcance de todos, contribuímos para a democratização do saber e garantia dos direitos de cada cidadão”, reforça a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

A realização desse projeto é por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). São quase 270 livros disponibilizados na embarcação e uma equipe de arte-educadores preparados para levar a ludicidade da literatura para toda a população das regiões mais afastadas. A programação da Barca conta com contações de histórias, mediação de leitura, pintura de rosto, oficina de bexigas, teatro de bonecos, cinema e a geladeiroteca, além de muita música com Beto Oscar.

 

A primeira viagem da embarcação seguirá o trajeto do rio Pedreira e chegará às comunidades no seu percurso.

 

Assessoria de Comunicação/Semed