
Nesta sexta-feira, 22, agentes de endemias da Prefeitura de Macapá atuaram em duas frentes de combate ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febres chikungunya e amarela urbana. Uma aconteceu no loteamento Amazonas, na zona norte, onde foram feitas mais de 800 visitas domiciliares, eliminação de criadouros, tratamento larvário e orientação aos moradores.
“Aqui temos muitas casas em processo de construção, gerando acúmulo de restos de obra, o que acaba sendo um criadouro em potencial do mosquito. Os terrenos abandonados também serão notificados pela Semduh, para que os proprietários façam a limpeza do local”, explicou o agente de endemias, Marcelo Farias.
A outra frente de trabalho aconteceu no bairro Vale Verde, onde os agentes fizeram a reinspeção em mais de mil imóveis. Ao todo, 679 depósitos foram eliminados. “Há duas semanas desenvolvemos a mesma atividade, orientamos os moradores e demos prazos para que corrigissem alguns pontos. Mas, infelizmente, alguns problemas ainda persistem, como a quantidade de recipientes que são jogados indiscriminadamente em via pública e nos quintais”, disse o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.
Uma das orientações é o descarte correto do lixo, ressaltando que o rejeite de resíduos domésticos e outros materiais, além de causar danos ao meio ambiente, podem aumentar a proliferação de doenças transmitidas não só pelo mosquito Aedes.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa