Associação de Autistas do Amapá amplia atendimentos após climatização de salas

A Prefeitura de Macapá instalou 18 centrais de ar que proporcionaram um melhor atendimento aos pacientes da instituição.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Associação passou a atender 50 pacientes por dia | Foto: arquivo/AMA

A Prefeitura de Macapá instalou 18 centrais de ar em salas da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA). Com a climatização, a instituição ampliou os atendimentos, que antes aconteciam apenas no turno da manhã por conta do calor no período da tarde. Além disso, espaço proporcionou mais conforto às crianças durante o tratamento.

“Os pacientes merecem um lugar acolhedor para fazer seu tratamento e sabemos da importância que a associação tem na vida das famílias de crianças autistas. Por meio dos recursos disponibilizados por parlamentares, conseguimos atender o pedido dos profissionais que atuam na associação”, destaca o prefeito Dr. Furlan.

O recurso foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) e da deputada federal Marcivânia Flexa (PCdoB).

“As consultas não eram feitas à tarde por conta do calor que causava desconforto nas crianças. Com isso, nossa capacidade de atendimento era menor e se concentrava apenas pela manhã”, conta a fisioterapeuta e coordenadora de atendimento multidisciplinar, Silvanete Moraes.

A associação recebeu 14 centrais de 18 mil Btus e mais quatro de 24 mil Btus, atendendo assim, auditório e mais de dez salas.

Foram instaladas 18 centrais de ar nas salas de atendimento da associação | Foto: Arquivo/AMA

“A climatização proporcionou o aumento do número de atendimentos por turno. Em 2021, era possível consultar 25 pacientes somente pela manhã. Além disso, era necessário fazer escala de profissionais que iriam atender nas cinco salas que tínhamos climatizadas. Agora, com a instalação de novas centrais, já estamos atendendo 50 crianças por dia”, diz a diretora da AMA, Jani Betânia Capiberibe.

A secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, reforça que a gestão continuará atuando em prol do público autista de Macapá. “Já estamos avaliando novas ações, como a implantação de um novo centro que vai ajudar no atendimento e tratamento de pessoas com o espectro autista”, finaliza a gestora.