‘As vacinas previnem de muitas doenças, é muito importante manter a caderneta atualizada’, diz mãe em ação nas escolas de Macapá

Após as creches, Prefeitura de Macapá iniciou cronograma de vacinação nas escolas de ensino fundamental.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Roberto, estudante da escola Roraima, foi imunizado durante a ação | Foto: Renato Costa/Semsa

Equipes de imunização da Prefeitura de Macapá iniciaram esta semana, o cronograma de visitação nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. A dona de casa, Micilene Gomes, 43 anos, foi buscar o filho, Roberto, de 8 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Roraima e aproveitou para imunizar ambos contra a Influenza e a Covid-19.

“É bom ter esse tipo de serviço assim, porque a gente não tem tempo para ir na UBS, e sendo aqui na escola é próximo de casa. As vacinas previnem de muitas doenças, é muito importante manter a caderneta atualizada”, ressalta.

O objetivo é conferir e atualizar a caderneta de vacinação de alunos, pais, responsáveis e educadores. As primeiras três escolas visitadas foram Roraima, Professora Elita Nunes Melo e Nilda da Rocha Portal, todas localizadas no bairro Buritizal. (veja cronograma no fim desta reportagem)

Estão sendo disponibilizadas as vacinas contra Covid-19, influenza, febre amarela, pneumocócica, tríplice bacteriana, tetra viral, varicela, meningocócica e hepatite A. No caso das crianças, é necessário apresentar a caderneta vacinal além da presença dos pais ou responsáveis. Já os maiores de 18 anos, precisam ter em mãos RG, CPF e o cartão de vacinação.

A coordenadora municipal de Imunização, Celeomar Brito, explica que o mapeamento das escolas e o quantitativo de alunos foi organizado através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed).

“Nossa expectativa é alcançar o máximo de crianças possíveis, atualizando também as cadernetas dos pais e dos profissionais da educação para erradicarmos essas doenças. Esse tipo de ação acontecerá de forma periódica, para que possamos dar continuidade a essa atualização”, disse.

Mapeamento das escolas e o quantitativo de alunos foi organizado através de uma parceria entre Semsa e Semed | Foto: Renato Costa/Semsa

Por dia, as equipes de imunização estarão em três unidades de ensino, totalizando 15 escolas visitadas por semana. O cronograma deverá cobrir todas as escolas da rede municipal da capital. No início do mês de agosto a mesma ação passou por 9 creches municipais, foram aplicadas mais de 750 doses de vacinas em crianças e adultos.

Além das varreduras e ações itinerantes, o município oferta os imunizantes nas UBSs de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde. E nos sábados, conforme cronograma divulgado diariamente através das redes oficiais da Prefeitura.

Veja o cronograma de vacinação nas escolas até 2 de setembro:

Quarta-feira (31/8)
Local: E.M.E.F. Cacilda Ferreira Vasconcelos
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Caetano Dias Tomaz
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Janice Melo Palmerim
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Quinta-feira (1º/9)
Local: Jardim de Infância O Pequeno Príncipe
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Amapá
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Fortaleza
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Sexta-feira (2/9)
Local: E.M.E.F. Hildemar Maia
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Antônio Barbosa
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Local: E.M.E.F. Maria José dos Santos Ferreira
Horário: 10h às 12h30 e 16h às 18h

Por dia, as equipes de imunização estarão em 3 unidades de ensino, totalizando 15 escolas visitadas por semana | Foto: Renato Costa/Semsa