Arraial promove vivência comunitária

 

Quadrilha, mingau de milho, bolo de macaxeira, bingo e escolha de miss caipira, assim foram as programações do mês de junho da Assistência Social do Município de Macapá. Na sexta-feira, 29, a prefeitura da capital promoveu o Terceira Idade na Roça, evento voltado ao público de idosos do grupo Arte e Vida, e o Arraial do Mestre Oscar Santos, onde toda comunidade do habitacional se reuniu para comemorar a festividade junina.

Helena Silva, 70 anos, conta que participa do grupo Arte e Vida há 12 anos e que todo mês de junho não perde a oportunidade de dançar e disputar o título de miss caipira. Mas, este ano, a idosa não quis disputar o concurso para dar a vez para outras colegas, assim todas podem um dia serem coroadas miss caipira no arraial do grupo. “Aqui, a gente vem para se divertir. Hoje, viemos para dançar quadrilha. Todos os dias nos reunimos para conversar, confeccionar artesanato e dançar. Hoje, escolheremos nossa miss, dançaremos quadrilha e vamos nos divertir muito. É sempre bom estarmos aqui, pois somos como uma família”, comentou.

 

A secretária de Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias, enfatizou a importância de inserir o idoso nas programações, além de ser oportuno para promover qualidade de vida a esse público. “Não é só proporcionar o lazer, mas também a confraternização entre eles. É tirar o idoso de casa e oferecer saúde, pois aqui também se promove a saúde mental desse idoso. Para a gente, esse é um projeto de alegria”, destacou.

 

E, também, com objetivo de promover a integração e vivência comunitária, a prefeitura deu apoio logístico aos moradores do Residencial Mestre Oscar Santos para a realização do Forrozão da Comunidade. Com a iniciativa, além de promover a convivência entre os moradores, o Município também incentivou os pequenos empreendedores. Ao todo, 20 trabalhadores populares puderem fazer a comercialização de pratos típicos do mês junino, assim movimentando a economia naquela região e complementando a renda desses vendedores.

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/Semast

 

Foto: Nayana Magalhães