Áreas de preservação recebem projeto de reflorestamento em Macapá

Esta semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), realizou a entrega de 200 mudas de açaí branco à Fundação Bioparque da Amazônia, a doação faz parte do projeto de reflorestamento das áreas preservadas da cidade e as mudas serão direcionadas à Área de Preservação Permanente (APP) Reserva do Tacacá, localizada no entorno do parque.

De acordo com o diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Marcelo Oliveira, a área reflorestada servirá de abrigo para animais e proporcionará alimentos para espécies herbívoras que vivem soltas no parque.

“A área onde as mudas serão plantadas servirá como tanque para recebermos, no futuro, o nosso peixe-boi e esta parceria é importante para inserção desse animal no meio ambiente. Além de reflorestar uma área de preservação, essas plantas vão gerar alimentação para os animais que ficam soltos no parque”, disse o diretor-presidente.

Além do Bioparque, o projeto vai contemplar outras áreas da capital e a iniciativa visa a revitalização das áreas assoreadas e de preservação como o Lago da vaca, Lagoa dos Índios e Comunidade do Mel, que também receberão mudas do açaí branco.

“A nossa intenção é justamente desenvolver parcerias com as secretarias municipais afins e trabalhar na arborização dessas áreas de preservação”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Raimundo Amanajás.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana