Pular para o conteúdo

Nome Comum:

Jatobá

Nome Científico:

Hymenaea courbaril. L. var. courbaril

Famíla:

Fabaceae

Autor:

L

Descrição: Características morfológicas: Caule: casca em escama. Folha: consistência do folíolo cartáceo/membranáceo; forma do folíolo elíptico; superfície do folíolo lustroso/pubescente na face  abaxial/glabro ou glabrescente; venação inconspícua na face abaxial/conspícuo na face abaxial/não depressa na face adaxial. Inflorescência: tipo cimeira dicasial ou corimbiforme. Flor: botão-floral dourado/acinzentado/cor castanha; posição das sépala não reflexa; superfície das sépala face adaxial pubescente; cor das pétala branca; superfície das pétala glabra; ovário glabro. Cor do fruto: cor castanha escura/preto; epicarpo levemente verrucoso/liso/lustrosa. Semente: cor castanha escura/preta; número 3 a(s) 7.
Ocorrência: Nativa de Anguilla, Antigua e Barbuda, Barbados, Belize, Bonaire, Santo Eustáquio, Saba; na América do Sul em Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, República Dominicana, Dominica, El Salvador, Guiana Francesa Grenada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinica, México, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, São Bartolomeu, Santa Lúcia, São Martin, São Vicente e Granadinas, São Martinho, Suriname, Trindade e Tobago, Venezuela, no Brasil é encontrado desde o norte ao sudeste; na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. Ocorre naturalmente em solos argilos, pobres e em lugares bastante ensolarados, em várzeas altas, raramente em campos abertos, entretanto, com precipitação anual superior a 100 milímetros.
Uso: Usado principalmente para extração de madeira, possui valor medicinal, utilizada como verniz vegetal, combustível, incenso, polimento e impermeabilizante, utilizada para fazer farinhas, doces e bebidas, é recomendada para uso em paisagismo, e para revegetação de áreas devastadas, também é uma boa opção para restauração de áreas contaminadas com metais pesados. Na Bolívia é recomendado seu uso para cortinas naturais.
Sobre: Sua árvore pode alcançar 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro, suas folhas são compostas por 2 folíolos, semidecíduas, coriáceas, com seis a 14 cm de comprimento e 3 a 5 cm de largura. A floração ocorre na época de seca do ano e a frutificação ocorre cerca de 4 meses depois.
Propagação: A polinização é feita por por várias espécies de morcegos e beija-flores que carregam o pólen por distâncias de até 7 quilômetros, cresce como uma árvore semi-heliófila e semidecídua, tolerando sombra apenas quando jovem e alcançando até 40 metros de altura e dois metros de diâmetro. Começa a se reproduzir entre os 8 e os 12 anos de idade. Uma árvore adulta não necessariamente produz frutos todo ano, podendo produzir de oitocentos a dois mil frutos na época da frutificação, que ocorre cerca de 3 a 4 meses após a floração durante a época seca do ano.

PREFEITO

Antonio Paulo de Oliveira Furlan
CNPJ: 05.995.766/0001-77

ENDEREÇO E CONTATOS

Av. Presidente Vargas, 1158 , Centro, Macapá | Ap
Telefone: (96) 98802-1186
E-mail: gabinete@macapa.ap.gov.br
Horário de Atendimento: 8h às 14h

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS

2024 Prefeitura Municipal de Macapá foi desenvolvido com tecnologias livre | SEMPLA - STI