“Aqui temos ajuda e visibilidade que merecemos”, diz produtora rural sobre a Feira Agricultura e Arte

Feira ocorreu nesta sexta-feira, 3, na quadra da Igreja N.S da Conceição

Por Elisa Maciel - Secretaria de Comunicação Social

Para valorizar a agricultura familiar e estimular o consumo de alimentos naturais produzidos na região, a prefeitura de Macapá promoveu a 18° edição da Feira Agricultura e Arte neste sábado (3). Mais de 30 produtores rurais e artesãos das proximidades de Macapá compareceram na quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição para comercializarem seus produtos. 

O secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury, que coordena a ação, destacou a importância de estimular o consumo de alimentos cultivados pelos produtores locais.

 “Este evento é de extrema importância para movimentarmos a economia do nosso município e fomentar a agricultura familiar. Temos muito potencial para produzir alimentos de qualidade aqui, e com o apoio do prefeito Furlan vamos continuar incentivando esta classe. A Secretaria de Agricultura é do produtor rural”, ressaltou o secretário.

Marinalda Monteiro I Foto: Rogério Lameira/PMM

A produtora rural Marinalda Monteiro, de 40 anos, trabalha com o cultivo de hortaliças, plantas ornamentais e medicinais há quase uma década. Ela, juntamente com sua família, possui um pequeno sítio na Fazendinha. Para ela, a feira impulsiona a agricultura familiar.

“É um trabalho que eu gosto muito e esta feira ajuda tanto para divulgar o nosso produto, quanto a nossa economia no final do mês. Eu participo desde a primeira edição e espero que continue tendo outras, pois aqui temos a ajuda e visibilidade que merecemos”, expressou a produtora.

Verduras e hortaliças fresquinhas são o carro-chefe da feira I Foto: Rogério Lameira

A feira itinerante é uma oportunidade para os agricultores e artesãos intensificarem as vendas e mostrarem a qualidade de suas mercadorias. Muitas frutas, verduras frescas, plantas medicinais e itens de artesanato foram ofertados para os fregueses que compareceram ao evento. 

Para a cozinheira Dulcinéia Miranda, de 59 anos, a feira Agricultura e Arte possibilita a compra de verduras e legumes de qualidade, por valores acessíveis. “Meu filho  fica atento ao site da prefeitura para saber quando será a próxima edição. Ele me avisa e eu venho comprar. Hoje as coisas estão muito caras em supermercados e aqui o preço é mais acessível para a gente e as verduras mais saudáveis. Então eu sempre participo”, destacou. 

Foram disponibilizados peixes frescos das espécies Tambaqui, Pirapitinga e Piau, ao preço de R$ 15 reais o quilo. Quem compareceu ao evento pôde garantir o almoço de sábado.

Durante a Feira a população também Teve acesso a vacinação da Covid-19 e outras doenças. Quem passou por lá e garantiu o serviço foi a dona de casa Elizabeth Costa, de 39 anos, que levou suas filhas para se vacinarem. ”Vim atualizar a carteira de vacinação das minhas filhas que estavam um pouco atrasadas, é importante a gente se previnir. Além da vacinação, viemos curtir o nosso sábado aqui”, falou.

Teve vacinação durante a ação deste sábado I Foto: Bruno Nascimento/PMM