‘Aproveitei para vacinar meus filhos’, diz dona de casa durante ação da Prefeitura de Macapá realizada na comunidade do Ambé

100 atendimentos de saúde e cidadania foram realizados. Ação faz parte do projeto 'Afrocidadania Itinerante'.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aldenora dos Santos aproveitou para atualizar a caderneta vacinal dos filhos | Foto: Alexssandro Lima/PMM

A comunidade do Ambé fica cerca de 60 km de Macapá. Nesta sexta-feira (8), moradores da região receberam ação de saúde e cidadania promovida pela Prefeitura de Macapá. A dona de casa Aldenora dos Santos, de 32 anos, aproveitou o momento para atualizar a caderneta vacinal dos filhos.

“Aproveitei para vacinar os meus filhos, não podia perder essa ação. Sou dona de casa, mãe e pai dessas crianças, então ir até Macapá em busca de atendimento de saúde é muito dificil”, contou a moradora.

Foram realizados, aproximadamente, 100 atendimentos na área de saúde e cidadania, como encaminhamento para mamografia, coleta de PCCU, atendimento com clínico geral, dentista e fisioterapueta, assessoria juridíca, cadastro e atualização do CadÚnico e Bolsa Família, além de aplicação de vacinas contra Covid-19 e de rotina.

Atendimento médico para moradores da comunidade | Foto: Alexssandro Lima/PMM

A ação aconteceu na escola Prof. Joaquim Manoel de Jesus Picanço e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ambé. A iniciativa faz parte do projeto “Afrocidadania Itinerante” promovido pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“A cada comunidade que levamos ações do projeto ‘Afrocidadania Itinerante’, percebemos a necessidade de ampliação de atendimentos de saúde e cidadania. Vamos continuar realizando as programações, pois sabemos da dificuldade de deslocamento desses moradores até a capital”, disse a chefe da divisão de Populações Tradicionais do Improir, Vanderline Lorrane.

“Sabemos dos desafios enfrentados para se locomover até a capital em busca desses serviços. A Prefeitura de Macapá tem um olhar especial para as comunidades”, ressaltou a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Oferta de vacina de rotina e contra a Covid-19 | Foto: Alexssandro Lima/PMM
Atendimento jurídico para a comunidade | Foto: Alexssandro Lima/PMM
Atualização e cadastro de CadÚnico também foi um dos serviços ofertados | Foto: Alexssandro Lima/PMM