Após reestruturação, Unidade de Triagem e Acolhimento Santa Inês inicia atendimentos em Macapá

Serviço funciona de segunda a domingo, com fluxo para o público adulto e infantil.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Unidade de Triagem e Acolhimento para Síndromes Respiratórias Santa Inês | Foto: Júnior Dantas/PMM

Reestruturada para atender o público adulto e infantil, a Unidade de Triagem e Acolhimento para Síndromes Respiratórias Santa Inês, localizada na orla de Macapá, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (9). No local, funcionava a antiga Unidade Básica Covid-19 Santa Inês.

A partir desta terça-feira (10), a unidade funcionará 24 horas, de segunda à domingo, atendendo por livre demanda e será possível receber consultas com clínico geral, pediatra, enfermagem, além da entrega de medicamentos.

De acordo com a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, a unidade conta com 71 profissionais, entre enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em laboratório, auxiliar de farmácia, recepcionistas, repositor de oxigênio, auxiliar de serviços gerais e camareiras.

“O paciente passará pela triagem e acolhimento, não ficará internado, porém temos duas salas que servirão de retaguarda em casos de urgência. O ambiente foi pensado justamente para dar conforto aquelas pessoas que vão em busca de atendimento, através de um espaço acolhedor e tratamento humanizado”, explica a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis.

Maria José Guilherme Rodrigues, 70 anos, moradora do bairro Pacoval, acompanhou a filha e a neta durante as consultas na unidade. “Minha filha ainda possui sequelas respiratórias do pós-covid. Eu lembro que ano passado, nesse mesmo período, esse local estava cheio e hoje, o ambiente está tranquilo, sendo possível consultar crianças em ambiente agradável”, comenta.