Após pavimentação, moradores no bairro Goiabal realizam 1º Arraial da Avenida Israel, em Macapá

No Goiabal já são executado 1,8 quilômetro pavimentação com blocos

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Moradores decoram a via para a festa junina | Foto: Arquivo Pessoal

Teve decoração com bandeirinhas coloridas, comidas típicas, pescaria, apresentação de quadrilha e muito forró. Foi assim que os moradores da Avenida Israel, no bairro Goiabal, na zona oeste da cidade, comemoraram a conclusão da pavimentação feita com bloquetes pela Prefeitura de Macapá.

O “Arraiá dus Bunitus” é promovido pelas famílias da há cinco anos em outros ambientes, mas só em 2022, foi utilizada a via pública para a festa junina. Isso foi possível a partir do trabalho de mobilidade urbana que a Prefeitura executa em vários pontos da cidade, a exemplo da pavimentação com blocos sextavados, que trouxe conforto e segurança para cinco ruas do bairro, somando mais de 1,8 quilômetro.

“A festa foi muito animada, estamos muito felizes com a nossa rua. A gente ta vendo o resultado do trabalho, o Goiabal foi um bairro esquecido por muitos anos”, conta a moradora Arlene Marta.

A festa contou com a presença da vizinhança e a partir de agora, o arraial na rua Israel fará parte do calendário de programações do bairro.

“Essa foi a forma de comemorar a rua e além disso, foi muito bacana ver o entrosamento da comunidade, dos moradores, celebrando e confraternizando naquele momento”, ressalta a moradora Cláudia Cristina.

Mais investimentos
A Prefeitura de Macapá deu início a pavimentação da rua Egito no bairro Goiabal. A via já recebeu o serviço de terraplanagem e, agora é feito o meio-fio e depois será feita a pavimentação com blocos sextavados.

A obra, é custeada exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal e vem ampliar o trabalho de mobilidade urbana que já é executado no local.

Com o serviço executado em mais essa via, já são 1,8 quilometro de pavimentação no bairro. “A utilização dos blocos sextavados apresentou o melhor custo-benefício em relação à realidade de alguns bairros de Macapá. Esse tipo de execução vai trazer mais qualidade de vida e segurança para pedestres e motoristas”, explica o subsecretário de Infraestrutura, Lucas Bueno.

Além da Rua Egito, o serviço também é executado nas vias Montevidéu, Israel, Nova Aliança e Marrocos, que já conta com de 90% dos serviços concluídos. A ordem de serviço para este pacote foi assinada em dezembro de 2021, e está orçada em R$ 1,5 milhão com recursos do Tesouro Municipal e emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (Rede).