Após furto de cabos, Prefeitura de Macapá restabelece energia na Praça Veiga Cabral

A Secretaria Municipal de Iluminação Pública, por meio do programa Macapaluz, restabeleceu o sistema de energia na Praça Veiga Cabral. O local foi alvo de furto a pouco menos de uma semana. Foram levados cerca de 20 metros de cabos de cobre, deixando toda a área às escuras por aproximadamente 4 dias.

Foi feita a reposição de cabos, dois disjuntores e eletrodutos da caixa interna de distribuição de energia. De acordo com a Secretaria de Iluminação Pública, esse tipo de ocorrência vem sendo registrado com frequência na cidade. Há 15 dias, a Praça Veiga Cabral também sofreu o mesmo vandalismo e teve o fornecimento de energia interrompido.

Cabos e outros materiais de energia são alvo frequente de ladrões, por causa do cobre, que é negociado no mercado clandestino, mesmo com o risco de choque elétrico. A Prefeitura de Macapá tem feito boletim policial em decorrência dessa ocorrência.

“Por conta do crime, a pasta tem arcado com a recuperação e reposição desses fios e materiais. O reflexo disso é o prejuízo para os cofres públicos, mais os transtornos para a população e a ocupação das equipes para esses fins. Essas são as nossas maiores preocupações”, disse o secretário de Iluminação Pública de Macapá, Wilton Favacho.

O número 96 9970-3923 segue recebendo aos chamados da população para atendimento e também para denúncias.

Risco de morte

Além dos transtornos à população, o furto de cabos e equipamentos é uma prática criminosa, que pode causar acidentes graves e fatais. “A intervenção de pessoas não autorizadas, além de causar falta de energia para a população, pode provocar acidentes gravíssimos, deixando sequelas irreversíveis, e até mesmo matar”, afirma Wilton.

Sobre a lei

Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação