Após dois anos sem atividade, bloco ‘A Banda’ retorna em julho com apoio da Prefeitura de Macapá

Cortejo irá encerrar a programação do Macapá Verão 2022.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bloco A Banda retorna às ruas de Macapá em julho deste ano | Foto: Arquivo/PMM

O tradicional bloco “A Banda” voltará às ruas da capital no próximo mês de julho. A decisão foi tomada neste sábado (30) pela Prefeitura de Macapá, em reunião com a associação “Bloco de Sujos”, entidade responsável pelo cortejo de carnaval.

Durante o encontro, foram acertadas algumas das contribuições do Município como a reforma dos 12 bonecos gigantes que já fazem parte da história do bloco, além da utilização de mais trios elétricos com apresentações de artistas e grupos locais. Essa edição também contará com uma atração nacional, que ainda será definida.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, “A Banda” irá encerrar a programação do Macapá Verão 2022, que acontecerá entre os dias 1º e 31 de julho, com atividades na sede da capital e em dez de seus distritos.

“Tenho certeza que a notícia será recebida com grande festa pelos foliões. É uma grande sacada e a Prefeitura deve investir ainda mais nesse retorno de festa das ruas, que estava paralisada por dois anos por causa da pandemia. Ainda teremos outras reuniões para decidir os detalhes dessa grande parceria”, explica.

A Banda
Criado há 57 anos, “A Banda” é o maior bloco popular da Região Norte, ocorrendo tradicionalmente na terça-feira de Carnaval nas principais ruas de Macapá. Em média, a folia recebe cerca de 200 mil brincantes em cada edição.