Antirrábica: neste sábado (11) Departamento de Vigilância Ambiental realiza ação de vacinação de animais domésticos

A vacinação acontecerá em 19 pontos da capital que ainda não foram contemplados com as ações itinerantes.

O Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará no próximo sábado (11), uma ação de vacinação direcionada a cães e gatos. A atividade acontecerá em 19 pontos espalhados pela capital e a meta do departamento é imunizar mais de 40 mil animais domésticos.

Os pontos escolhidos para esta ação ainda não foram contemplados nas ações de vacinação itinerantes promovidas pelo DVA e de acordo com o diretor do Departamento, Bruno Barros, houve o aumento do número de equipes e pontos de vacinação. “Esta ação é um aporte campanha de imunização que o DVA vem promovendo desde o início do ano e com mais pessoas envolvidas, vamos conseguir atender mais animais. Dessa forma avançaremos ainda mais na imunização dos cães e gatos de Macapá”, destacou o diretor.

O imunizante estará disponível das 8h às 13h e das 14h às 17h. Ele é direcionado a cães e gatos acima de três meses de idade e que estão em bom estado de saúde. Caso o animal passe por algum tratamento e que necessita do uso de medicamentos, como anti-inflamatórios ou antibióticos, este deverão ser imunizados após a finalização do uso da medicação e mediante autorização de um médico veterinário.

Até o momento, o DVA já percorreu 70% dos bairros e distritos da capital e imunizou 54,57% dos cães e gatos aptos a receber a dose única da vacina.  E além de ofertar o imunizante, a ação servirá para que o departamento faça propostas de políticas públicas de controle populacional de animais, que levará em consideração os bairros e a população de animais e, também, o aparecimento de zoonoses, que são sugeridas pelo Ministério da Saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde segue desenvolvendo ações de vacinação contra a raiva animal e até o momento já imunizamos 33.592 animais, entre cães e gatos. Isso reflete o esforço da Prefeitura de Macapá em atingir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde e pedimos a atenção de todos para que, neste dia, levem seus animais para que eles recebam a vacina.”, afirma a secretaria municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Confirma os pontos de vacinação por bairro:

Buritizal
Praça da Caixa D’água
Escola Municipal Elita Nunes Melo

Santa Rita
EMEF Aracy Nascimento
Praça Nossa Senhora de Fátima

Centro
Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá
Estacionamento do Parque do Forte
Praça Floriano Peixoto

Muca
Escola Estadual Prof. Lauro de Carvalho Chaves

Congós
EMEF Raimunda Oliveira Alencar
EMEI Eli Nogueira de Souza

Beirol
Praça do Superfacil

Trem
Praça Nossa Senhora da Conceição

Jesus de Nazaré
Comando Geral da Guarda Civil Municipal de Macapá

Laguinho
Praça Julião Ramos

Pedrinhas
Unidade de Policiamento Comunitário Araxá e Pedrinhas

Jardim Marco Zero
Sambódromo
Praça Pet

Alvorada
Praça Duque de Caxias

Santa Inês
Praça do Skate