Animais da Fundação Bioparque da Amazônia recebem cuidados especiais diariamente

Com cerca de 76 animais em seu plantel, a Fundação Bioparque da Amazônia realiza diariamente os cuidados e manejos necessários para garantir a segurança desses hóspedes. Cada animal recebe um cuidado diferente de acordo com a sua espécie e conforme determina os médicos veterinários. Dois destes animais são os peixes-boi que, com auxílio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, são cuidados pela equipe do parque.

Quem trabalha diariamente com o manejo é a bióloga e gerente de fauna do Bioparque, Cleice Magalhães Gomes. De acordo com a profissional, todos os cuidados são tomados, tanto no momento de limpeza dos logradouros quanto com a alimentação. Com exceção dos peixes-boi, os animais são alimentados uma vez por dia e a alimentação é baseada conforme a espécie.

“A alimentação de cada animal é pensada de maneira que supra as necessidades calóricas e nutricionais de cada um. Uma vez ao dia eles são alimentados com a quantidade correta de comida. Sempre orientamos aos visitantes que é proibido dar comida aos animais, para não ocasionar algum problema que ofereça perigo para a vida deles”, detalhou a bióloga.

A gerente esclarece ainda que com a reabertura do parque é comum que, especialmente as crianças, queiram chegar perto dos animais, mas é necessário determinado cuidado. “Recomendamos que os visitantes sempre permaneçam em silêncio próximo aos logradouros dos animais, porque o barulho os incomoda. Cada animal está aqui por um motivo, então precisamos respeitar o espaço deles”, disse.

Além de todo o cuidado com a alimentação e saúde dos animais, o Bioparque ainda busca mantê-los em conexão com a vida na natureza. “É colocada vegetação ambiente na piscina no caso dos peixes-boi, para que os animais não sofram tanto com o ambiente. Ambientamos também o recinto das antas e dos macacos para que eles possam se sentir como se estivessem na natureza. São detalhes que pensamos para garantir segurança e conforto”, explica a bióloga.


Reabertura
A Fundação Bioparque da Amazônia reabre as suas portas para a população neste sábado (1º). O funcionamento está condicionado ao recebimento de 50% do público, que devem manter os cuidados necessários para garantir a segurança sanitária.

O funcionamento do parque, neste primeiro momento, é de quarta-feira à sábado de 9h às 17h, com ingresso no valor de R$ 10,00 e meia-entrada R$ 5,00.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social