Amostra itinerante: Improir leva Museu do Negro para escola Hildemar Maia

Os alunos puderam ver de perto o acervo que inclui, além de registros da história dos negros, objetos de culto religioso e de devoção.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), realizou nesta sexta-feira (26) uma exposição do Museu do Negro na escola municipal Hildemar Maia. A iniciativa busca promover o desenvolvimento humano e eliminar todas as formas de descriminação e violência étnico-racial dentro das escolas.

O museu itinerante é pensado em conjunto com a instituição interessada, a partir de uma análise inicial da demanda pelo referido serviço. Esta análise é constituída por reuniões de alinhamento entre a equipe do Improir e uma visita técnica ao espaço que acolherá a exposição itinerante para avaliação de suas potencialidades e uma melhor adequação do projeto às expectativas locais.

A aluna Esthela da Silva, de 11 anos, disse que está feliz em conhecer um pouco mais da cultura do estado. “Eu gostei de ter visto mais de perto tudo que o museu possui; os objetos, os livros com as histórias que ainda não conhecia e passei a conhecer”.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, falou da importância dessa ação itinerante do museu, sempre articulado à sua missão institucional. ”O Museu do Negro Gertrudes Saturnino tem realizado, desde sua reabertura uma série de exposições itinerantes em diferentes lugares. Semana passado fez sua exposição no Mercado Central, agora foi a vez da escola Hildemar Maia. O objetivo é ampliar a área de atuação no âmbito da oferta de serviços museológicos e da história do povo preto, já que através da ação são oferecidas exposições com os acervos institucionais, registros da história dos negros, objetos de culto religioso das matrizes africanas e produtos das louceiras do Maruanum”, finaliza.