Amapaenses e turistas se encantam com Bioparque da Amazônia durante visitação

Após 20 anos fechado, o antigo Zoobotânico, agora chamado de Bioparque da Amazônia, reabriu as portas ao público ainda nesta sexta-feira, 25, após cerimônia de entrega. Neste sábado, 26, logo nas primeiras horas do dia, aos poucos, o espaço foi tomado por vários visitantes que chegavam a todo momento.

“Ao chegar aqui, logo me vieram as lembranças de minhas origens, principalmente dos meus ascendentes, que são indígenas. Então, encontrar redes, animais, isso me traz lembranças de minha infância, e legal, porque é uma forma de valorizar a nossa história, a nossa cultura, a nossa identidade e ter esse sentimento de pertencimento”, disse a professora amapaense Aleane Mendes.

 

A visitação foi uma mistura de gente da terra com turistas brasileiros de outros estados e de estrangeiros. A dona Teresinha Fleury é de Goiânia (GO) e vem sempre a Macapá para visitar o filho que mora em solo amapaense. Ela ficou maravilhada com o Bioparque. “Estou amando, é lindo, maravilhoso, eu recomendo”.

 

Muitos turistas são de regiões vizinhas, principalmente do Pará. A comerciante Nazaré Melo é de Belém e aproveitou o momento de passagem por Macapá para desfrutar das belezas do espaço. “A cidade está de parabéns com esse parque maravilhoso, com uma biodiversidade incrível e com uma superestrutura”, comentou a paraense.

 

Um grupo de idosos da Suécia em turismo pelo Amapá aproveitou para conhecer o Bioparque. Eles fizeram um passeio por vários ambientes, como a trilha do Sacaca e os espaços dos animais. “Ficarão no Amapá por 4 dias, e é a primeira vez que estão na Amazônia, e montamos um roteiro especial para conhecerem Macapá, e claro que não podíamos deixar de fora o Bioparque da Amazônia, que é a sensação do momento”, comentou a guia de turismo do grupo sueco, Annie de Carvalho.

 

Os dias de visitação no Bioparque serão sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Às terças-feiras, a entrada é de graça para todos. O espaço ficará fechado somente às segundas-feiras para manutenção.

 

Cléia Andrade

Assessora de comunicação/CTMac

Fotos: Max Renê