Aluno Auditor: crianças aprendem a promover cidadania no ambiente escolar

“Ser cortês e respeitar todas as pessoas. Tratar igual todos os funcionários, como a cozinheira, o diretor, professor, monitor e os demais que trabalham na escola”, disse Daylla Rodrigues, 10 anos, estudante da Escola Municipal Maestro Miguel. Ela é apenas uma das crianças que participam do projeto Aluno Auditor. A iniciativa é promovida pela Controladoria Geral do Município (Cogem), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), tendo como proposta fomentar a cidadania ativa em estudantes, professores e demais colaboradores no ambiente escolar.

Nesta sexta-feira, 31, foi o lançamento do Aluno Auditor, no auditório Multiuso da Universidade Federal do Amapá. A Prefeitura de Macapá é a segunda do país a implantar o projeto, ficando atrás apenas da Controladoria Geral de Belo Horizonte, a pioneira. “Com iniciativas como essa o Brasil será muito melhor. Por isso, fizemos questão de vir de Belo Horizonte para reforçar esse projeto, pois acreditamos no seu potencial de transformação”, disse Leonardo Ferraz, controlador-geral da capital mineira.

 

O titular da Promotoria de Defesa da Educação, Roberto Álvares, parabenizou a Prefeitura de Macapá pela iniciativa. “Parabéns a todos vocês por ter encampado uma ideia do bem. Estes alunos começam a ter aquele futuro glorioso que diz o hino de Macapá. Afinal, todos nós prospectamos esses espaços e vivemos neles. Por isso, nós, da promotoria, visitamos as escolas para conhecer esses ambientes”, destacou.

 

Participam do projeto piloto as escolas municipais Maestro Miguel, Maria Celes Coutinho, Maria José dos Santos Ferreira e Raimunda Lima Guedes. Outro ponto positivo do Aluno Auditor é o aplicativo Monitorando a Cidade, cuja finalidade é o auxílio de alunos, monitores e coordenadores na auditoria do ambiente escolar.

 

Prefeito Clécio Luís ressaltou que todas as atividades que são desenvolvidas pelo Município têm uma semente dentro da escola. “Nenhum dos nossos grandes projetos deixam de ter essa semente. Isso acontece com o trânsito, projetos com a Marinha, com a Polícia Rodoviária Federal e tantos outros. E o Aluno Auditor, acreditamos que dará muito certo. No Hino de Macapá tem uma parte que diz ‘Teu destino é conquistar as gerações. Ó Macapá, a capital de intenso amor’. Esse é o papel desse projeto”, finalizou.

 

Participaram do evento servidores das secretarias envolvidas, comunidade escolar, a controladora-geral do Município, Nair Mota e a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

Adryany Magalhães 

Assessora de comunicação/PMM 

 

Foto: Nayana Magalhães