Alimentos distribuídos pela Assistência Social de Macapá voltarão a ser adquiridos por meio de programa de estímulo à agricultura familiar

Produtores locais poderão atender à Chamada Pública do Município, que será lançada no mês de setembro.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Reunião entre gestores da Semas, Semmopp e Semai | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) irá lançar no mês de setembro, o edital de Chamada Pública para compra de produtos da agricultura familiar que irão compor as cestas orgânicas distribuídas para usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida marca a retomada da adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, por parte da Prefeitura de Macapá.

O investimento de R$ 2,4 milhões vai beneficiar grupos formais e informais de agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). O objetivo é fortalecer o setor econômico e a atividade aliada ao uso sustentável dos produtos. 

O levantamento dos produtores que estão aptos para fornecerem os alimentos será realizado em parceria entre Semas e as secretarias municipais de Mobilização Popular e Participação Popular (Semmopp) e de Articulação Institucional (Semai). O trabalho em conjunto foi discutido em reunião entre os gestores das referidas pastas.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, o Município não fazia parte da iniciativa desde 2015.

“Por meio deste programa, podemos apoiar a agricultura familiar, garantindo a geração de renda para muitos produtores. Ao mesmo tempo, atendemos as unidades da assistência social com alimentos da nossa terra e que temos a certeza de que são produtos com qualidade garantida e que farão muito bem aos atendidos nos Cras de Macapá”, destaca o titular da Semas, Gracinildo Nunes.