Alerta de chuva moderada, com possíveis alagamentos na cidade de Macapá

A Prefeitura de Macapá informa que segue trabalhando para reduzir o impacto da forte chuva que atingiu a cidade desde o último domingo, 22, e está em estágio de mobilização devido à Defesa Civil municipal ter recebido, no início da noite desta segunda-feira, 23, um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que haverá possíveis pancadas de chuva moderadas, com risco de alagamento para as próximas 48 horas.

De acordo com a Cemaden, poderá ter ocorrência de alagamento em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas. Possibilidade de ocorrência de inundação de canais de drenagem e igarapés tributários ao rio Amazonas.

Assim, equipes de diferentes órgãos do Município atuam neste momento. A Defesa Civil, junto com a Zeladoria Municipal e Secretaria de Obras, trabalharam na desobstrução de áreas de risco. “Quando ocorre esse alerta, colocamos nosso efetivo na rua para verificação dos bueiros, canais, que é o sistema de drenagem das águas da chuva em nossa capital. Hoje, já foram feitos serviços de desobstrução dos canais, dando vazão às águas da chuva”, informa o comandante Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil do Município.

O comandante ainda pede aos condutores de veículos e pedestres que evitem trafegar próximo de área de canais, ressaca e de alagados. Se for necessário, tomar muito cuidado.

Secretaria de Comunicação de Macapá