Agricultura Familiar: Prefeitura de Macapá reúne produtores rurais para atualização de cadastro 

Além de produtores do Polo da Fazendinha, o cadastramento será realizado até a conclusão nos distritos.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Agricultura

Produtores rurais do Polo da Fazendinha fazem cadastramento I Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Agricultura (Semag), de Mobilização e Participação Popular (Semmop) e de Meio Ambiente (Semam), reuniu com os agricultores para atualizar cadastramento para a elaboração de projetos de fomento à produção de alimentos orgânicos com intuito de desenvolver a economia da agricultura familiar. O encontro aconteceu neste sábado (19), no Polo Agricultor da Fazendinha.

Cada vez mais a agricultura familiar vem se fortalecendo com a comercialização de alimentos orgânicos, seja hortaliças, verduras, frutas, aves ou peixes. O secretário da Semag, Eduardo Fleury, reforça a importância do incentivo ao investimento e crescimento dessa produção com a elaboração de novos projetos.

Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury, durante reunião no Polo da Fazendinha I Foto: Rogério Lameira/PMM

O gestor explica que inicialmente é necessário multiplicar a assistência técnica para esse produtor rural ter o domínio do manejo de sua produção. “O agricultor precisa ter esse acompanhamento técnico, porque hoje a renda do trabalhador rural é com base em sua produtividade. Nós temos essa estrutura técnica e vamos garantir esse acesso”, destacou.

Durante o encontro, também foram repassadas informações que esclareceram as dúvidas dos interessados no projeto Proaves. Iniciativas que visam promover a avicultura e os psicultores que já atuam na criação de peixes em tanques. 

Para fazer parte dos projetos, as famílias são selecionadas pelos agentes distritais que avaliam a necessidade de cada região. A partir disso, uma equipe técnica orienta sobre as instalações e o manejo adequado para a criação. 

Psicultor Manoel Borges, de 42 anos, com documentação para a licença ambiental I Foto: Alexandra Gomes/PMM

O psicultor, Manoel Borges, de 42 anos, morador do Polo da Fazendinha, atualmente possui um tanque para a criação de peixes, ele espera ampliar sua produção por causa da alta procura.

“Já estou há 8 anos trabalhando com a criação de peixes, e agora quero ampliar com a construção de um novo tanque, porque a produção tem sido muito boa e a procura é muito grande”, conta o psicultor. 

Proaves e Peixe na Mesa 
Desde 2021, a Escola Família Agrícola do Pacuí desenvolve o Proaves, que é um projeto de criação de aves. A iniciativa viabiliza o fornecimento de frangos e ovos para a alimentação das crianças das escolas municipais. Já o programa Peixe na Mesa, incentiva e fomenta a piscicultura com a construção de tanques para criação de peixes no município.