Agosto Lilás: blitz educativa pelo fim da violência contra a mulher acontece nesta sexta-feira (12)

Mês tem programação que reforça a Lei Maria da Penha, que completa 16 anos em 2022.

Por Lana Dantas - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Campanha Agosto Lilás será reforçada na zona norte de Macapá | Foto: Bruno Nascimento/PMM

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) inicia a campanha ‘Agosto Lilás’, que alerta para o enfrentamento à violência contra a mulher. A primeira ação é uma blitz educativa nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, em frente ao Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte de Macapá.

“Nosso intuito é conscientizar a sociedade. Vamos distribuir informativos sobre a Lei Maria da Penha e os doze ‘Direitos da Mulher’. Além de explicar quais os tipos de violência doméstica e como buscar o Centro de Referência e Atendimento à Mulher [Cram]”, explica a coordenadora geral de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Pereira.

O mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher conta com ações de mobilização, palestras e debates incentivando as denúncias de agressão física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

O “Agosto Lilás” reforça o enfrentamento à violência contra a mulher, instituída por meio da Lei nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que está completando 16 anos. A campanha também procura sensibilizar e conscientizar a sociedade, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

Denuncie!
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados por qualquer pessoa para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. A mulher vítima de violência pode acionar a polícia pelo número 190, e pode ir até à Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), localizada na Rua Rio Juruá, próximo a orla de Macapá.

Serviço:
Blitz educativa pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Data: sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Hora: 9h
Local: em frente ao Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes